Breves comentários sobre a História ensinada

Autores

  • Luisane Gai Fagundes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino. História.

Resumo

A reflexão que propomos insere-se no atual contexto que a Humanidade tem vivenciado: momentos de discussão acerca dos paradigmas que norteiam a organização de suas instituições, dentre as quais destaca-se a educação, seu papel social e o próprio ensino da História. As novas demandas sociais têm levado a questionamentos em busca de soluções que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem gerador de aprendizagens significativas e formador de cidadãos conscientes de seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSI, Ecléa. Cultura de Massas e Cultura Popular : leituras de operárias. 9.ed. Petrópolis. Vozes, 1996.

COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno. São Paulo. Ática, 1986. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 54).

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 3.ed. São Paulo. Ática, 1995. (Série Educação).

FISCHER, R. M. B. A questão das técnicas didáticas. Ijuí (RS), 1976. Mimeo.

MORAES, Vinícius de. Acontecimento. In: VEJA 25 anos : reflexões para o futuro. São Paulo, 1993.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 22.ed. São Paulo. Cortez, 1989.

VILLALTA, Luiz Carlos. Dilemas da relação teoria e prática na formação do professor de História. Alternativas em perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, set. 92/ago.93.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Fagundes, L. G. (2021). Breves comentários sobre a História ensinada. Fronteiras, 1(1), 21–30. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12911