Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais

Autores

  • Simone Aires da Silva Faculdades Três de Maio, Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)
  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa.

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8302

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Formação inicial. Teoria e prática.

Resumo

Este relato apresenta a importância da formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que pretendem formar-se competente, qualificado, comprometido e valorizado. Este estudo teve como objetivo compreender e identificar as dúvidas e os desafios no período do estágio supervisionado, fazer uma avaliação da aprendizagem na licenciatura, refletir sobre a construção da identidade docente, aproximar-se do contexto e realidade escolar, articular conhecimentos de disciplinas curriculares e pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, uma investigação-ação, na qual foi utilizado para coleta de dados o diário de bordo, com escritas narrativas de memórias de aulas. Percebeu-se a relevância desta investigação-ação que permite ir além do estudo científico, para a formação de um docente pesquisador e reflexivo. Portanto identificou-se que o estágio supervisionado possibilitou experiências docentes considerando o contexto e cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Simone Aires da Silva, Faculdades Três de Maio, Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)

Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, SETREM.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa.

Professora Doutora em Educação nas Ciências, área da Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Silva, S. A. da, & Emmel, R. (2018). Reflexões da formação inicial de professores: o estágio supervisionado nos anos iniciais. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 181–192. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8302

Edição

Seção

Relatos de Experiência