Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284

Palavras-chave:

Cultura científica. BNCC. Ciências da Natureza. Ensino Médio.

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos elementos que constituem a cultura científica e a incorporação social da ciência com vistas às implicações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Ciências da Natureza para o ensino médio. Desenvolvida em um curso de uma instituição pública federal localizada na Amazônia Legal, possui tessitura da abordagem qualitativa e do protocolo de estudo de caso. Para coleta e análise das informações, utilizamos questionários e os aportes teóricos da BNCC, materiais empíricos tratados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam condicionantes de uma cultura científica a ser consolidada ainda na educação básica por meio da difusão científica, como meio de potencializar a prática e os saberes locais dos estudantes, bem como a formação para a autonomia discente, a busca de práticas diversificadas e, sobretudo, a incorporação social da ciência na perspectiva de um estudante mais ativo, reflexivo, crítico e atuante em sociedade.

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Biografia do Autor

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Rodrigues-Moura, S., & Gonçalves, T. V. O. (2020). Por uma cultura científica para a incorporação social da ciência: implicações curriculares na BNCC. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 133–149. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12284

Edição

Seção

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios