O ensino da ética como tema transversal na prática pedagógica da Educação Física

Autores/as

  • Talita Adão Perini Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Sucupira da Costa Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

Ética. Educação Física. Tema Transversal. Prática Escolar. Educação Moral.

Resumen

Esse artigo focaliza a possibilidade de ensino de Ética por meio das aulas de Educação Física como Tema Transversal. O objetivo desta prática escolar é ensinar virtudes para as crianças. Foi usada uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. A fundamentação teórica está no trabalho de Alasdair MacIntyre, Maria Judith Sucupira da Costa Lins e Jean Piaget sobre filosofia moral e desenvolvimento moral. Esses autores puderam nos oferecer condições para a compreensão de como os alunos adquiriram o comportamento moral baseado em virtudes. A professora ajudou os alunos a aprenderem virtudes por meio da solução de problemas éticos. Podemos concluir que o ensino de Ética integrado com a prática escolar de Educação Física como um Tema Transversal é possível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talita Adão Perini, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação pela UFRJ e mestre em Educação Física pela UCB. Professora Assistente do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

2016-02-29

Cómo citar

Perini, T. A., & Lins, M. S. da C. (2016). O ensino da ética como tema transversal na prática pedagógica da Educação Física. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(5), 51–66. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3843

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo