Gerencialismo ou democracia: por onde anda o Conselho Nacional de Educação?

WHERE IS THE NATIONAL EDUCATION COUNCIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16613

Palavras-chave:

gestão, democracia, Conselho Nacional de Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas concepções teórico-críticas sobre os conceitos de gestão gerencial e gestão democrática. Em seguida, analisaremos os que tais concepções contribuem para observarmos sobre o Conselho Nacional de Educação - CNE e, em que medida, a partir de um olhar na trajetória da constituição do referido conselho, temos a gestão democrática e/ou gerencial marcada pelas ações e lutas desta importante ferramenta de gestão da educação no Brasil. Afim de embasar nossa discussão, traremos à luz as importantes contribuições de Gramsci (2004) como fio condutor no pensamento de formação sobre o conceito de Estado, o papel dos cidadãos frente às demandas de articulação política e social, bem como a regulação deste Estado diante das decisões para a formação das políticas públicas como ferramenta de formação do sujeito.

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Biografia do Autor

Caroline Touro Beluque, Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Regina Celia de Morais Alves Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Beluque, C. T., & Silva, R. C. de M. A. (2022). Gerencialismo ou democracia: por onde anda o Conselho Nacional de Educação? WHERE IS THE NATIONAL EDUCATION COUNCIL?. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 95–110. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16613

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE