Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920

Autores

  • Daniela Cristina Lopes de Abreu Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12756

Palavras-chave:

Formação. Mobilidade. Docente.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a formação dos professores e seus espaços de escolarização, em uma cidade do interior paulista. O propósito é mostrar como se deu a mobilidade de alguns docentes, na cidade do Rio Claro, trazendo aspectos da história local e propondo, a partir da visão micro, entender outros contextos. Cabe destacar que esses docentes, ora estavam trabalhando em instituições educacionais públicas – escolas isoladas e grupos escolares, ora nas particulares – colégios, institutos, salas noturnas, escolas subvencionadas, entre outras, a formação docente possuía um impacto sobre essa questão. A pesquisa tem como recorte temporal o período de 1890 a 1920. Foi possível verificar, por meio de fontes de pesquisa de diversas naturezas, a criação de uma multiplicidade de instituições que ofereciam a escolarização primária na cidade de Rio Claro. Os docentes tinham uma mobilidade frequente, em vários espaços escolares, devido a inúmeros problemas relacionados às condições de trabalho, que ainda fazem parte das discussões nos dias de hoje, tais como: baixos salários, falta de material didático, falta de mobiliário, falta de espaço físico adequado as aulas etc.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

ABREU, Daniela Cristina Lopes de. Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 35–48, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12756. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12756. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”