Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12756Palavras-chave:
Formação. Mobilidade. Docente.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a formação dos professores e seus espaços de escolarização, em uma cidade do interior paulista. O propósito é mostrar como se deu a mobilidade de alguns docentes, na cidade do Rio Claro, trazendo aspectos da história local e propondo, a partir da visão micro, entender outros contextos. Cabe destacar que esses docentes, ora estavam trabalhando em instituições educacionais públicas – escolas isoladas e grupos escolares, ora nas particulares – colégios, institutos, salas noturnas, escolas subvencionadas, entre outras, a formação docente possuía um impacto sobre essa questão. A pesquisa tem como recorte temporal o período de 1890 a 1920. Foi possível verificar, por meio de fontes de pesquisa de diversas naturezas, a criação de uma multiplicidade de instituições que ofereciam a escolarização primária na cidade de Rio Claro. Os docentes tinham uma mobilidade frequente, em vários espaços escolares, devido a inúmeros problemas relacionados às condições de trabalho, que ainda fazem parte das discussões nos dias de hoje, tais como: baixos salários, falta de material didático, falta de mobiliário, falta de espaço físico adequado as aulas etc.
Downloads
Referências
CARVALHO, M. M. C. Molde Nacional e forma cívica: higiene, moral e trabalho no Projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931).Bragança Paulista: EDUSF, 1998.
DEAN, W. Rio Claro: Um sistema brasileiro de grande lavoura. Tradução de Waldívia Marchiori Portinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003.
MOLINA, T. C. Almanak de São João do Rio Claro para 1873, Gazeta de Campinas: Campinas, 1981.
PENTEADO, O. Rio Claro:1964. Rio Claro: Edição Conselho Municipal de Turismo e Cultura, 1964.
RIO CLARO. Jornal O Alpha:1901-1920.SANTOS, F. A. Rio Claro: uma cidade em transformação –1850-1906. Dissertação de Mestrado. Campinas, 2000.
SÃO PAULO. Annuários de Ensino do Estado de São Paulo:1907-1908. Publicação organizada pela Diretoria da Instrução Pública, por ordem do governo do Estado, São Paulo: Augusto Siqueira & C., 1908.
SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910).São Paulo: Ed. UNESP, 1998.