Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920

Auteurs

  • Daniela Cristina Lopes de Abreu Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12756

Mots-clés :

Formação. Mobilidade. Docente.

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar a formação dos professores e seus espaços de escolarização, em uma cidade do interior paulista. O propósito é mostrar como se deu a mobilidade de alguns docentes, na cidade do Rio Claro, trazendo aspectos da história local e propondo, a partir da visão micro, entender outros contextos. Cabe destacar que esses docentes, ora estavam trabalhando em instituições educacionais públicas – escolas isoladas e grupos escolares, ora nas particulares – colégios, institutos, salas noturnas, escolas subvencionadas, entre outras, a formação docente possuía um impacto sobre essa questão. A pesquisa tem como recorte temporal o período de 1890 a 1920. Foi possível verificar, por meio de fontes de pesquisa de diversas naturezas, a criação de uma multiplicidade de instituições que ofereciam a escolarização primária na cidade de Rio Claro. Os docentes tinham uma mobilidade frequente, em vários espaços escolares, devido a inúmeros problemas relacionados às condições de trabalho, que ainda fazem parte das discussões nos dias de hoje, tais como: baixos salários, falta de material didático, falta de mobiliário, falta de espaço físico adequado as aulas etc.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CARVALHO, M. M. C. Molde Nacional e forma cívica: higiene, moral e trabalho no Projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931).Bragança Paulista: EDUSF, 1998.

DEAN, W. Rio Claro: Um sistema brasileiro de grande lavoura. Tradução de Waldívia Marchiori Portinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003.

MOLINA, T. C. Almanak de São João do Rio Claro para 1873, Gazeta de Campinas: Campinas, 1981.

PENTEADO, O. Rio Claro:1964. Rio Claro: Edição Conselho Municipal de Turismo e Cultura, 1964.

RIO CLARO. Jornal O Alpha:1901-1920.SANTOS, F. A. Rio Claro: uma cidade em transformação –1850-1906. Dissertação de Mestrado. Campinas, 2000.

SÃO PAULO. Annuários de Ensino do Estado de São Paulo:1907-1908. Publicação organizada pela Diretoria da Instrução Pública, por ordem do governo do Estado, São Paulo: Augusto Siqueira & C., 1908.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910).São Paulo: Ed. UNESP, 1998.

Téléchargements

Publiée

2020-09-23

Comment citer

ABREU, Daniela Cristina Lopes de. Formação e mobilidade dos professores: o caso de Rio Claro - SP no período de 1890 - 1920. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 35–48, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12756. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12756. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”