Formação do gestor escolar em Pernambuco

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16508

Mots-clés :

Política Educacional, Gestão democrática, Gerencialismo na educação

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as concepções de gestão escolar presentes nos processos de formação de diretores, com recorte para o Programa de Formação de Gestores de Pernambuco - PROGEPE, desenvolvido no período de 2012 a 2019. Utilizou-se como metodologia a teoria de análise de política fundamentada em Muller & Surel e a análise de discurso de Norman Fairclogh, no sentido de identificar e analisar elementos da política de gestão da educação e como essa influenciou a constituição do processo de formação dos gestores na Rede Estadual. Retoma-se os embates em torno do conceito de gestão escolar democrática e as recentes correntes do gerencialismo de resultado na educação. Em Pernambuco, neste período, foi observado um processo político de disputa em torno da gestão democrática e, apoiado pelo PROGEPE um avanço significativo de ideias gerenciais para a gestão educacional. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Professor Associado e livre docente da Universidade de Pernambuco.

Références

ANTUNES, F. Módulo de Gestão por Resultados na Educação: PROGEPE Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco. 2.ed. Recife: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, 2019. 37 p.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Coord. de tradução: Izabel Magalhães. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.

FONSECA, M.; TOSCHI, M. S; OLIVEIRA, J. F. (org.). Escolas Gerenciadas: Planos de desenvolvimento e Projetos políticos-pedagógico em debate. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.

MAGALHÃES, I. R. B. S. Módulo 11 - Gestão Escolar e o Desempenho do Gestor Escolar: PROGEPE Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco. 2. ed. Recife: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, 2019. 53 p.

MARANHÃO, I. L.; MARQUES, L. R. O Programa de Formação de Gestores Escolares de Pernambuco e a qualidade da educação. In: SANTOS, A. L. F.; ANDRADE, E. F.; MARQUES, L. R.(org.). Políticas Educacionais no Estado de Pernambuco: Discursos, tensões e contradições. Recife: UFPE, 2019.

MARQUES, L. R. Gestão democrática da educação: Os projetos em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, jul./dez. 2014. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/453 Acesso em: 01 dez. 2017.

MULLER, P.; SUREL, Y. A análise das políticas públicas. Tradução de Agemir Bavaresco e Alceu Ferraro. Pelotas: Educar, 2002.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Módulo VI – Gestão de Patrimônio e de Materiais. PROGEPE. Recife: SEE, 2019a.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Módulo I – Gestão Pública. PROGEPE. Recife: SEE, 2019b.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Módulo XII – Relações Institucionais. PROGEPE. Recife: SEE, 2019c.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Módulo IX – Educação Profissional e Integral. PROGEPE. Recife: SEE, 2019d.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Decreto n. 38.103, de 25 de abril de 2012. Regulamenta os critérios e procedimentos para realização de processo de seleção para função de representação de diretor escolar e diretor adjunto das escolas estaduais, e dá outras providências. Recife: SEE, 2012a. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/?de381032012#:~:text=(Revogado%20pelo%20art.,estaduais%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 10 nov. 2019.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Módulo III - Gestão Democrática, Instrumentos de Gestão e Diálogos com a Comunidade. PROGEPE. Recife: SEE, 2012b.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Módulo X – Competências e Gestão de Pessoas. PROGEPE. Recife: SEE, 2012c.

PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. T. C. de; FERNANDES, M. D. E. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009.

SILVA, M. G. M. da; CONRADO, N. L. D. de; LUZ, J. N. N. da. Qualidade na perspectiva das políticas educacionais: significados e paradoxos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. 7-17, 2011. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1404. Acesso em: 10 nov. 2019.

WEBER, S. Prefácio. In: SANTOS, A. L. F. dos; ANDRADE, E. F.; MARQUES, L. R. (org.). Políticas Educacionais no Estado de Pernambuco: Discursos, tensões e contradições. Recife: Ed. UFPE, 2019. ISBN 978-85-415-1113-1.

Publiée

2021-10-30

Comment citer

RODRIGUES, Luiz Alberto Ribeiro. Formação do gestor escolar em Pernambuco. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021017, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16508. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16508. Acesso em: 23 nov. 2024.