Concepções de estudantes indígenas e não indígenas do Ensino Médio sobre o ingresso no Ensino Superior em duas instituições escolares em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14172

Palavras-chave:

Acesso ao Ensino Superior, Indígenas, Escolha profissional, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma ampla pesquisa em andamento desenvolvida pelos estudiosos associados à Rede Nacional de Pesquisa Universitas, em parceria com as instituições de ensino superior da região Centro-Oeste, intitulada: Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com Ensino Médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas. Sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso, tem participação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e natureza quali/quantitativa, tendo sido realizada em meados de 2019 junto a estudantes indígenas e não indígenas do Ensino Médio de duas instituições escolares localizadas em Dourados e em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul. O trabalho visa analisar as concepções e expectativas que esses jovens possuem em relação ao acesso ao Ensino Superior, considerando algumas características, como: o perfil socioeconômico; as dificuldades e os desafios para se inserirem no Ensino Superior, bem como projetos de acesso. Na atualidade, essa investigação é necessária em razão das dificuldades que a oferta do Ensino Médio tem enfrentado nas últimas décadas no Brasil, evidenciando baixos resultados nos exames de avaliação nacional, bem como elevados índices de evasão e repetência, não só nas instituições escolares de Mato Grosso do Sul, mas nas diferentes regiões do país. Assim, as reflexões sobre a produção dos dados oportunizam conhecermos as visões de mundo desses sujeitos, a fim de favorecer sua permanência ao longo do processo educativo, com vistas ao ingresso no ensino superior. Os dados foram produzidos por meio de um questionário respondido por 386 estudantes indígenas e não indígenas matriculados no Ensino Médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Os resultados evidenciam a necessidade de reestruturação da matriz escolar de forma que esta possa permitir uma escolha mais qualificada por parte dos/as estudantes, com informações sobre as áreas de conhecimento, dos cursos almejados e dos apoios existentes em cada instituição de ensino superior, de forma a promover a permanência desse alunado neste nível de ensino e contribuir com a formação de cada indivíduo, produzindo impacto na sociedade e em cada comunidade indígena.

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Publicado

2020-03-08

Como Citar

LANDA, Beatriz dos Santos; LACERDA, Léia Teixeira; CATANANTE, Bartolina Ramalho. Concepções de estudantes indígenas e não indígenas do Ensino Médio sobre o ingresso no Ensino Superior em duas instituições escolares em Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 72–91, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14172. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14172. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: “ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"