Da Aldeia à WEB: TIC em uma escola indígena de Miranda-MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.7795Palavras-chave:
Informática na Educação. Formação de Professores. Indígenas.Resumo
A exclusão dos povos indígenas tem ocorrido na mesma proporção em que ocorre a exclusão de grupos urbanos desfavorecidos economicamente. Diante disso, neste trabalho, refletimos sobre a utilização de meios e recursos digitais das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, de Miranda, MS. A metodologia de estudo foi a observação participante e a investigação foi feita por meio de intervenções na execução de projeto de formação iniciada em Informática de professores indígenas. Colaboraram na pesquisa, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Curso de Licenciatura em Computação, da Faculdade de Educação a Distância, da Universidade Federal da Grande Dourados (EaD/UFGD). Como resultado da pesquisa, ações pedagógicas puderam ser repensadas e reestruturadas, a postura de aprendiz crítico-reflexivo e participativo passou a ser adotada pelos pesquisadores e grupo pesquisado.Downloads
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