Da Aldeia à WEB: TIC em uma escola indígena de Miranda-MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.7795Keywords:
Informatics in Education. Teacher training. Indigenous People.Abstract
The exclusion of indigenous peoples has occurred in the same proportion as the exclusion of economically disadvantaged urban groups. Therefore, in this work, we reflect on the use of digital resources of Information and Communication Technologies (TIC) at the Cacique Timóteo Indigenous State School, Miranda, MS. The study methodology was participant observation and the research was done through interventions in the execution of a training project started in Indigenous teachers' Informatics. They collaborated in the research, scholarship recipients of the Institutional Scholarship Program of the Federal University of Grande Dourados (EaD/UFGD). During the research, pedagogical actions could be rethought and restructured, the posture of critical-reflexive and participatory apprentice began to be adopted by the researchers and the researched group.Downloads
References
CARNEIRO, Raiane. MS 40 anos: Índios lutam para manter tradições vivas em meio a fazendas. Cotidiano. Midiamax. 14/10/2017. Disponível em: https://www.midiamax.com.br/ms-40-anos-indios-lutam-para-manter-tradicoes-vivasem-meio-a-fazendas/ Acessado em 09 Nov 2017
ESCOLAS. E. E. Indígena Cacique Timoteo. Disponível em: http://www.escol.as/257144-ee-indigena-cacique-timoteo Acessado em 09 nov 2017
MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação a distância: Cases no Brasil. Laeduc@cion, Revista digital, nº 145, maio 2011. Disponível em:
http://www.educoas.org/portal/La_Educacion_Digital/laeducacion_145/studies/EyEP_mattar_ES.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.
PINTO, A. A. A “inclusão digital indígena” na Sociedade da Informação. In. Revista Iberoamericana de Ciência da Informação (RICI), v.1 n.1, p.37-51, jun./dez. 2008. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/806/2350. Acessado em: 12 Mar 2016.
TRIVIÑOS, A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.