A formação docente em tecnologia educacional por meio do Proinfo integrado, em Corumbá-MS
Palavras-chave:
Formação Docente. Tecnologia Educacional. Proinfo Integrado.Resumo
Este artigo resultou de um estudo realizado no curso de Pós-graduação Lato Sensu Mídias na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2012. Elegeu como objeto de estudo: a formação docente em tecnologia educacional por intermédio do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO Integrado), no município de Corumbá, do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2008 a 2011, mas, para os propósitos desta comunicação atualizaram-se dados do momento presente. Definiu-se como problemática o questionamento: como os conhecimentos teórico-didáticos e tecnológicos presentes nos cursos básicos do PROINFO Integrado foram apropriados e incorporados pelos professores das escolas públicas da educação básica de Corumbá-MS? Na tentativa de responder aquela indagação, definiu-se como objetivo geral: analisar o processo de apropriação teórico-tecnológicos pelos professores da educação básica na realização dos cursos básicos do PROINFO Integrado, em Corumbá-MS. A investigação realizada foi documental e teórica. Os procedimentos de pesquisa consistiram na leitura analítica das fontes primárias que tiveram como base empírica os documentos e legislações editados acerca do objeto estudado. As fontes secundárias pautaram-se especificamente na analise dos relatórios anuais elaborados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e a interlocução teórica com os autores que estudam o tema formação docente e tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que os professores para utilizarem as TIC nas atividades didático-metodológicas precisam ser ter a fluência tecnológica e se apropriar pedagogicamente dos conceitos, métodos e técnicas de ensino com as TIC.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. In: PROINFO: Informática e formação de professores. Vol. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, SEED, 2000.
ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação e Sociedade. Campinas, SP, v. 29, n. 104, p. 747-768, out. 2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: 12 out. 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Básica (2008 a 2011). Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). Brasília, DF, Diário Oficial da União, 13 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm. Acesso em: 20 jun. 2012.
______. Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) Diretrizes, 1997. Disponível em:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/proinfo_diretrizes1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. Ministério da Educação Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Cria o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22148. Acesso em: 20 abr. 2012.
CAVELLUCI, Lia Cristina Barata; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Elaboração de projetos: guia do formador. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2009.
DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. Boletim Técnico do Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em:
http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2015.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embates entre projetos de formação. Educação e Sociedade. Campinas, SP v. 23, n. 80, p. 136-167, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso
em: 12 out. 2012.
GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; NUNES, João Batista Carvalho. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. In: 29ª Reunião Anual de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu, MG, 2006. Disponível
em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2177--Int.pdf. Acesso em: 15 out. 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. 1998. Disponível em:
http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a06.pdf. Acesso em: 13 out. 2012.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto nº 12.437, de 31 de outubro de 2007. Reorganiza os Núcleos de Tecnologia Educacional, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação e dá outras providências. Campo Grande MS, Diário Oficial do Estado, 1º de novembro de
Disponível em: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7085_01_11_2007.pdf Acesso em: 2 de jul. 2012.
______. Resolução SED nº 2.067, de 20 de dezembro de 2006. Dispõe sobre o funcionamento dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE, e dá outras providências. Campo Grande MS, Diário Oficial do Estado, 21 de dezembro de 2006. Disponível em:
http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO6873_21_12_2006.pdf. Acesso em: 2 de jul. 2012.
______. Resolução SED nº 1.328, de 9 de fevereiro de 1999. Normatiza o funcionamento dos Núcleos de Tecnologia Educacional, criados pelo Decreto nº 9.271, de 17 dezembro de 1998 e dá outras providências.
Campo Grande, MS, Diário Oficial do Estado, de 10
fevereiro de 1999. Disponível em: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO4956_10_02_1999.pdf. Acesso em: 2 jul.2012.
PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? 2000. Revista Iberoamericana de Educación. Disponível em:
http://www.rieoei.org/rie24a03.htm. Acesso em: 12 out. 2012.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. O uso do computador na formação do professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 1999. Disponível em: http://escola2000.net/eduardo/textos/proinfo/livro14-Elisabeth%20Brisola.pdf. Acesso em: 23 de jul. 2012.
RAMOS, Edla Maria Faust; ARRIADA, Mônica Carapeços; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2009.
REVISTA TEMA. O novo ABC. 1997. Disponível em:
http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/162/materia11.htm. Acesso em: 25 jul. 2012.
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2008.
SILVA, Marco Antônio da; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro, RJ, v. 33, n.2, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/332/artigo-7.pdf. Acesso em: 15 jul. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.