A formação docente em tecnologia educacional por meio do Proinfo integrado, em Corumbá-MS

Autores/as

  • Eduardo Henrique Oliveira da Silva Núcleo de Tecnologia Educacional

Palabras clave:

Formação Docente. Tecnologia Educacional. Proinfo Integrado.

Resumen

Este artigo resultou de um estudo realizado no curso de Pós-graduação Lato Sensu Mídias na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2012. Elegeu como objeto de estudo: a formação docente em tecnologia educacional por intermédio do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO Integrado), no município de Corumbá, do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2008 a 2011, mas, para os propósitos desta comunicação atualizaram-se dados do momento presente. Definiu-se como problemática o questionamento: como os conhecimentos teórico-didáticos e tecnológicos presentes nos cursos básicos do PROINFO Integrado foram apropriados e incorporados pelos professores das escolas públicas da educação básica de Corumbá-MS? Na tentativa de responder aquela indagação, definiu-se como objetivo geral: analisar o processo de apropriação teórico-tecnológicos pelos professores da educação básica na realização dos cursos básicos do PROINFO Integrado, em Corumbá-MS. A investigação realizada foi documental e teórica. Os procedimentos de pesquisa consistiram na leitura analítica das fontes primárias que tiveram como base empírica os documentos e legislações editados acerca do objeto estudado. As fontes secundárias pautaram-se especificamente na analise dos relatórios anuais elaborados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e a interlocução teórica com os autores que estudam o tema formação docente e tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que os professores para utilizarem as TIC nas atividades didático-metodológicas precisam ser ter a fluência tecnológica e se apropriar pedagogicamente dos conceitos, métodos e técnicas de ensino com as TIC.

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Biografía del autor/a

Eduardo Henrique Oliveira da Silva, Núcleo de Tecnologia Educacional

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em História, Políticas e Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2011. Especialista em Educação: Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2013; Mídias na Educação pela UFMS em 2012; Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) em 1999. Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela UFMS em 1993. Atualmente, Professor Formador e Assistente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, da UFMS. Atuou como Professor Formador e Assistente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica da UFMS, no período de 2013 a 2015. Tem estudado temáticas relacionadas as áreas de Matemática e de Educação.

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Publicado

2016-03-03

Cómo citar

da Silva, E. H. O. (2016). A formação docente em tecnologia educacional por meio do Proinfo integrado, em Corumbá-MS. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 139–147. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4100

Número

Sección

Artigos