A formação docente em tecnologia educacional por meio do Proinfo integrado, em Corumbá-MS
Keywords:
Teacher Formation. Educational Technology. Integrated PROINFO.Abstract
This article resulted from a study conducted in the course of Postgraduate Sensu Lato Media in Education from the Federal University of Mato Grosso do Sul in 2012. He was elected as an object of study: teacher formation in educational technology through the National Formation Program Continuing Educational Technology (Integrated PROINFO) in the city of Corumbá, State of Mato Grosso do Sul (MS), from 2008 to 2011, but for the purposes of this communication upgraded from the present data. It was defined as problematic the question: how the theoretical and didactic and technological knowledge present in the core courses of the Integrated PROINFO were appropriated and incorporated by the teachers of public schools of basic education of Corumbá- MS? In an attempt to answer that question, it was defined as a general objective: to analyze the process of theoretical and technological appropriation for basic education teachers in achieving the basic courses of the Integrated PROINFO in Corumbá-MS. The research was documentary and theoretical. Search procedures consisted of analytical reading of primary sources that had as empirical basis the edited documents and legislation about the studied object. Secondary sources were based specifically on the analysis of the annual reports prepared by the Educational Technology Center (NTE) and the theoretical dialogue with the authors who study the subject teacher education and information and communication technologies. It was concluded that teachers to use ICT in teaching and methodological activities need to be have the technological fluency and appropriate pedagogical concepts, teaching methods and techniques with ICT.Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. In: PROINFO: Informática e formação de professores. Vol. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, SEED, 2000.
ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação e Sociedade. Campinas, SP, v. 29, n. 104, p. 747-768, out. 2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: 12 out. 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopses Estatísticas da Educação Básica (2008 a 2011). Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). Brasília, DF, Diário Oficial da União, 13 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm. Acesso em: 20 jun. 2012.
______. Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) Diretrizes, 1997. Disponível em:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/proinfo_diretrizes1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. Ministério da Educação Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Cria o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22148. Acesso em: 20 abr. 2012.
CAVELLUCI, Lia Cristina Barata; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Elaboração de projetos: guia do formador. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2009.
DEMO, Pedro. Habilidades do século XXI. Boletim Técnico do Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em:
http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2015.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embates entre projetos de formação. Educação e Sociedade. Campinas, SP v. 23, n. 80, p. 136-167, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso
em: 12 out. 2012.
GONÇALVES, Marluce Torquato Lima; NUNES, João Batista Carvalho. Tecnologias de informação e comunicação: limites na formação e prática dos professores. In: 29ª Reunião Anual de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Caxambu, MG, 2006. Disponível
em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2177--Int.pdf. Acesso em: 15 out. 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. 1998. Disponível em:
http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a06.pdf. Acesso em: 13 out. 2012.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto nº 12.437, de 31 de outubro de 2007. Reorganiza os Núcleos de Tecnologia Educacional, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação e dá outras providências. Campo Grande MS, Diário Oficial do Estado, 1º de novembro de
Disponível em: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7085_01_11_2007.pdf Acesso em: 2 de jul. 2012.
______. Resolução SED nº 2.067, de 20 de dezembro de 2006. Dispõe sobre o funcionamento dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE, e dá outras providências. Campo Grande MS, Diário Oficial do Estado, 21 de dezembro de 2006. Disponível em:
http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO6873_21_12_2006.pdf. Acesso em: 2 de jul. 2012.
______. Resolução SED nº 1.328, de 9 de fevereiro de 1999. Normatiza o funcionamento dos Núcleos de Tecnologia Educacional, criados pelo Decreto nº 9.271, de 17 dezembro de 1998 e dá outras providências.
Campo Grande, MS, Diário Oficial do Estado, de 10
fevereiro de 1999. Disponível em: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO4956_10_02_1999.pdf. Acesso em: 2 jul.2012.
PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? 2000. Revista Iberoamericana de Educación. Disponível em:
http://www.rieoei.org/rie24a03.htm. Acesso em: 12 out. 2012.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. O uso do computador na formação do professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 1999. Disponível em: http://escola2000.net/eduardo/textos/proinfo/livro14-Elisabeth%20Brisola.pdf. Acesso em: 23 de jul. 2012.
RAMOS, Edla Maria Faust; ARRIADA, Mônica Carapeços; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2009.
REVISTA TEMA. O novo ABC. 1997. Disponível em:
http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/162/materia11.htm. Acesso em: 25 jul. 2012.
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2008.
SILVA, Marco Antônio da; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro, RJ, v. 33, n.2, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/332/artigo-7.pdf. Acesso em: 15 jul. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.