Teste Kappa de Concordância na Delimitação de Unidades Prosódicas em Enunciados Numéricos no PB
Palavras-chave:
Unidades Prosódicas, Teste Kappa, Agrupamentos NuméricosResumo
O presente artigo objetiva verificar a concordância na delimitação de unidades prosódicas em enunciados numéricos no português brasileiro (PB). Para tanto, aplicamos o teste Kappa Fleiss de concordância entre examinadores, especialistas e leigos, com enunciados de números nominais, a saber: o código de pessoa física (CPF), o código de endereçamento postal (CEP), a identidade (ID), o telefone móvel (Cel) e o telefone fixo (Tel). Os resultados apontaram para uma concordância significativa quanto à segmentação dos agrupamentos numéricos, tanto entre examinadores treinados quanto entre não treinados, já que o coeficiente Kappa não apresentou valores abaixo de 0,75. Nossos achados sugerem que as pessoas conseguem identificar, de forma bastante homogênea, fronteiras prosódicas em agrupamentos numéricos, mesmo não sendo especialistas na área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
