Teste Kappa de Concordância na Delimitação de Unidades Prosódicas em Enunciados Numéricos no PB

Autores

Palavras-chave:

Unidades Prosódicas, Teste Kappa, Agrupamentos Numéricos

Resumo

O presente artigo objetiva verificar a concordância na delimitação de unidades prosódicas em enunciados numéricos no português brasileiro (PB). Para tanto, aplicamos o teste Kappa Fleiss de concordância entre examinadores, especialistas e leigos, com enunciados de números nominais, a saber: o código de pessoa física (CPF), o código de endereçamento postal (CEP), a identidade (ID), o telefone móvel (Cel) e o telefone fixo (Tel). Os resultados apontaram para uma concordância significativa quanto à segmentação dos agrupamentos numéricos, tanto entre examinadores treinados quanto entre não treinados, já que o coeficiente Kappa não apresentou valores abaixo de 0,75. Nossos achados sugerem que as pessoas conseguem identificar, de forma bastante homogênea, fronteiras prosódicas em agrupamentos numéricos, mesmo não sendo especialistas na área.

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Biografia do Autor

Ayane Nazarela Santos de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Ayane Nazarela Santos de Almeida é doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas e docente do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, prosódia, fonética experimental e ensino de língua portuguesa para Surdos.

Miguel Oliveira Jr, Universidade Federal de Alagoas

Miguel Oliveira Jr é doutor em Linguística pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e docente da Faculdade de Letras (FALE-UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Atua principalmente nas seguintes áreas: prosódia, fonética experimental, psicolinguística e documentação linguística.

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

Almeida, A. N. S. de, & Oliveira Jr, M. (2025). Teste Kappa de Concordância na Delimitação de Unidades Prosódicas em Enunciados Numéricos no PB. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20622

Edição

Seção

Artigos