Dimensões das Competências Digitais no Trabalho Docente no Ensino Superior: revisão sistemática da literatura

Autores

Palavras-chave:

Competências Digitais, Trabalho Docente, Ensino Superior

Resumo

Este artigo realiza uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as com-petências digitais no contexto do trabalho docente no ensino superior. O objetivo é identificar as dimensões dessas competências e analisar sua aplicação em pesquisas brasileiras. A metodologia envolveu a análise de estudos publicados entre 2020 e 2021, focando nas dimensões das competências digitais utilizadas no trabalho docente. Os resultados apontam a predominância do modelo DigCompEdu e a identificação de 25 dimensões relacionadas. Conclui-se que as competências digitais exigem uma abordagem multidimensional, integrando aspectos tecnológicos e socioemocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nahuan Alaff Virgino Soares , UFPB

Docente da UFPB

Downloads

Publicado

21-04-2025

Como Citar

Alaff Virgino Soares , N. (2025). Dimensões das Competências Digitais no Trabalho Docente no Ensino Superior: revisão sistemática da literatura. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 133–141. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20043

Edição

Seção

Artigos