Dimensões das Competências Digitais no Trabalho Docente no Ensino Superior: revisão sistemática da literatura
Keywords:
Competências Digitais, Trabalho Docente, Ensino SuperiorAbstract
Este artigo realiza uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as com-petências digitais no contexto do trabalho docente no ensino superior. O objetivo é identificar as dimensões dessas competências e analisar sua aplicação em pesquisas brasileiras. A metodologia envolveu a análise de estudos publicados entre 2020 e 2021, focando nas dimensões das competências digitais utilizadas no trabalho docente. Os resultados apontam a predominância do modelo DigCompEdu e a identificação de 25 dimensões relacionadas. Conclui-se que as competências digitais exigem uma abordagem multidimensional, integrando aspectos tecnológicos e socioemocionais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
