Sinalizar para Incluir: o ensino da Libras como ferramenta de inclusão no contexto escolar

Autores

Palavras-chave:

Crianças surdas e ouvintes, Ensino-aprendizagem da Libras, Extensão universitária, Inclusão

Resumo

O presente artigo retrata experiências vivenciadas por uma bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), decorrentes da execução do projeto de extensão SinaLibras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa. Buscando minimizar as barreiras da comunicação, contribuindo com o processo de inclusão de crianças surdas em escolas de ensino regular, o SinaLibras promoveu o ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma de ensino fundamental I de uma escola municipal no município de Amargosa-BA. A fundamentação teórica foi pautada em autores que dialogam sobre a temática discutida, como Almeida (1995), Pimenta, (1995), Quadros (1997), Salles (2004), Quadros e Pizzio (2011), Lacerda et al. (2013), entre outros. A metodologia utilizada corresponde a uma pesquisa de abordagem qualitativa, com observação participante. A coleta de dados foi realizada através de gravação em vídeo e registros fotográficos. Os resultados alcançados com a ação extensionista reforçam a importância do ensino-aprendizagem da Libras para crianças surdas e ouvintes, ao passo que promove uma comunicação mais eficaz e possibilita uma maior interação entre elas; e para os discentes envolvidos no projeto, enquanto professores de Libras em formação, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício da docência.

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Biografia do Autor

Juliana Celimar Rodrigues Bitencourt , UFRB

Acadêmica da UFRB

Danielle Matos Correia Ribeiro , UFRB

Docente da UFRB

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Publicado

21-04-2025

Como Citar

Celimar Rodrigues Bitencourt , J., & Matos Correia Ribeiro , D. (2025). Sinalizar para Incluir: o ensino da Libras como ferramenta de inclusão no contexto escolar. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 27–40. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20034

Edição

Seção

Artigos