Sinalizar para Incluir: o ensino da Libras como ferramenta de inclusão no contexto escolar
Palabras clave:
Crianças surdas e ouvintes, Ensino-aprendizagem da Libras, Extensão universitária, InclusãoResumen
O presente artigo retrata experiências vivenciadas por uma bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), decorrentes da execução do projeto de extensão SinaLibras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa. Buscando minimizar as barreiras da comunicação, contribuindo com o processo de inclusão de crianças surdas em escolas de ensino regular, o SinaLibras promoveu o ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma de ensino fundamental I de uma escola municipal no município de Amargosa-BA. A fundamentação teórica foi pautada em autores que dialogam sobre a temática discutida, como Almeida (1995), Pimenta, (1995), Quadros (1997), Salles (2004), Quadros e Pizzio (2011), Lacerda et al. (2013), entre outros. A metodologia utilizada corresponde a uma pesquisa de abordagem qualitativa, com observação participante. A coleta de dados foi realizada através de gravação em vídeo e registros fotográficos. Os resultados alcançados com a ação extensionista reforçam a importância do ensino-aprendizagem da Libras para crianças surdas e ouvintes, ao passo que promove uma comunicação mais eficaz e possibilita uma maior interação entre elas; e para os discentes envolvidos no projeto, enquanto professores de Libras em formação, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício da docência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
