A importância da sala de AEE na escola regular: desafios, possibilidades e o avanço com os alunos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.10746

Keywords:

Recreação. Criança. Especial. Inclusiva e Escola.

Abstract

Na educação, o meio social e a realidade do educando são uns dos aspectos determinantes no processo de aprendizagem. E neste meio social estão incluídas as pessoas com necessidades educacionais especiais - dentre estas os surdos. A educação, portanto, precisa estar sempre se atualizando para garantir o diálogo com a realidade. Esta temática justifica-se em meu Trabalho de Conclusão de Curso pela questão de que a inclusão escolar constar na realidade atual do mundo "globalizado", nos documentos da política educacional e na literatura pedagógica. E a partir do levantamento bibliográfico, fazendo ponte com a realidade e as necessidades dos PNEE s, surgem questões como: por que a educação inclusiva bilíngue? Durante o trabalho procura-se responder a esta questão, dentre outras. A linguagem tem um papel relevante no desenvolvimento cognitivo e intelectual do indivíduo. É através da linguagem que se troca informações e experiências, é quando ocorre a interação. Na sociedade de hoje a comunicação não ocorre mais oralmente, somente. Por isso a importância da educação bilíngue, que visa uma educação para a sociedade juntamente valorizando a cultura e a linguagem dos diferentes educandos. Porém, a escola fornece a educação bilíngue aos surdos?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renan Italo Rodrigues Dias

Educação, Teologia, Ciências da Religião, Pedagogia.

References

BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Deficiência auditiva / organizado por Giuseppe Rinaldi et al. ? Brasília: SEESP,1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Língua Brasileira de Sinais / organizado por Lucinda F. Brito et.al. ? Brasília: SEESP, 1998.

BRITO, L.F. Integração social e educação de surdos. 1. Ed. Rio de Janeiro, Babel Editora, 1993.

CORDE. Subsídios para planos de ação dos governos federal e estaduais na área de atenção ao portador de deficiência. Brasília: Corde, 1994.

CORDE. Declaração De Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Corde, 1994.

GOES, M.C.R. (1996). Linguagem, surdez e educação. Campinas, autores associados 1999.

GOES, M.C.R. O ensino para surdos na escola inclusiva: considerações sobre o excludente contexto da inclusão. Em atualidades da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre, Editora Mediação, 1999.

GUIMARÃES, Tânia Mafra (org). Educação Inclusiva: construindo significados novos para a diversidade. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Minas Gerais, 2002.

LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira, 1996.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. A interação de pessoas com deficiência: Contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Mennon. Editora SENAC, 1997.

MEC/ Secretaria de Educação Especial. Política nacional de Educação Especial. Brasília, MEC, 1994.

MOURA, M.C. A língua de sinais na educação da criança surda. São Paulo, Tec Art, 1993.

PEREIRA, M.C. (1989). Interação e construção do sistema gestual em crianças deficientes auditivas/ filhos de pais ouvintes. Tese (Doutorado) ? Unicamp.

VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas: fundamentos de defectologia. Tomo IV. Madrid, Visor, 1997.

VYGOTSKY, L.S. A informação social da mente. 4.Ed. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

Published

2020-12-11

How to Cite

Dias, R. I. R. (2020). A importância da sala de AEE na escola regular: desafios, possibilidades e o avanço com os alunos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 8(10), 119–126. https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.10746

Issue

Section

Artigos