Analisando a contribuição do uso do jogo educativo soletrando para as aulas de português: um relato de experiência
Keywords:
Educational Game. Soletrando. Content Assimilation.Abstract
This paper presents an experience report of activities performed in the educational software class, available in the Computer Science Degree at Federal University of Paraiba, Campus IV. The goal of this work was to analyze whether the content assimilation in the Portuguese classes of the 6th year students in a municipal school at Mamanguape, is higher using the Soletrando educational game. For this, initially, the content explanation in conventional mode (with chalk and whiteboard). After, some students also interacted with the Soletrando educational game. Assessments were applied to measure the correct and incorrect items for whole class. Results and teacher observations about the use of this game in the Portuguese classes will be present.Downloads
References
CRUZ, Marcos Monte; FERNANDES, Natal Lânia Roque. Refletindo Sobre o Uso da Informática pelos Professores das Escolas Públicas de Fortaleza-CE. In: Anais do II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, João Pessoa, PB.
BETZ, Joseph A. Computer Games: Increase Learning in an Interactive Multidisciplinary Environment, Journal of Educational Technology Systems, 24:2, pp.195-205, 1995.
GRAMIGMA, M. R. M. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1994.
NEAL, L. Implications of computer games for system design. In: Anais da INTERACT, North Holl, 1990.
RIBEIRO, L. O. M., TIMM, M. I., ZARO, M. A. Modificações em Jogos Digitais e seu usoPotencial como tecnologia Educacional para o Ensino de Engenharia. Cinted-UFRGS, Vol. 4, N. 1, Julho, 2006.
TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação: ciência e tecnologia para a construção da Sociedade da Informação no Brasil.São Paulo: UNIEMP; Brasília: IBICT, p.11,1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.