Analisando a contribuição do uso do jogo educativo soletrando para as aulas de português: um relato de experiência
Palavras-chave:
Jogo educativo. Soletrando. Apropriação de conteúdo.Resumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência a partir de atividades realizadas na disciplina de softwares educacionais, do curso de Licenciatura em Ciências da Computação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. O objetivo deste trabalho foi verificar se a assimilação do conteúdo das aulas de português dos alunos do 6° ano em uma escola municipal de Mamanguape, na Paraíba, foi maior com uso do jogo educativo Soletrando. Para isso, após a explanação do conteúdo de forma convencional (quadro e giz), parte dos alunos também interagiu com o jogo educativo Soletrando. Em seguida, foram aplicadas avaliações para mensurar os acertos e os erros de todos os alunos da turma. São apresentados os resultados obtidos destas avaliações, bem como as observações do professor sobre o uso do jogo para o apoio nas aulas de português.Downloads
Referências
CRUZ, Marcos Monte; FERNANDES, Natal Lânia Roque. Refletindo Sobre o Uso da Informática pelos Professores das Escolas Públicas de Fortaleza-CE. In: Anais do II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, João Pessoa, PB.
BETZ, Joseph A. Computer Games: Increase Learning in an Interactive Multidisciplinary Environment, Journal of Educational Technology Systems, 24:2, pp.195-205, 1995.
GRAMIGMA, M. R. M. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1994.
NEAL, L. Implications of computer games for system design. In: Anais da INTERACT, North Holl, 1990.
RIBEIRO, L. O. M., TIMM, M. I., ZARO, M. A. Modificações em Jogos Digitais e seu usoPotencial como tecnologia Educacional para o Ensino de Engenharia. Cinted-UFRGS, Vol. 4, N. 1, Julho, 2006.
TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação: ciência e tecnologia para a construção da Sociedade da Informação no Brasil.São Paulo: UNIEMP; Brasília: IBICT, p.11,1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.