Letramento Científico no Ensino Fundamental: a química do cotidiano e o uso das tecnologias digitais
Palabras clave:
Letramento Científico, Ensino Fundamental, Química, TecnologiaResumen
O presente artigo descreve uma pesquisa em andamento sobre a promoção do letramento científico, através do uso de tecnologias digitais (jogos), em uma escola da Rede Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa em campo deu-se através da aplicação de uma sequência didática, em uma turmo de ensino fundamental, com 36 alunos. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação com o intuito de investigar práticas pedagógicas que estimulem autonomia, reflexão, criticidade e trabalho coletivo, através de jogos. Os resultados iniciais indicaram que a implementação de atividades experimentais e principalmente as tecnológicas, mostraram-se favoráveis ao incentivo ao letramento científico, pois possibilitou oportunizar aos estudantes a conhecerem novas terminologias, que normalmente utilizadas em algum campo no letramento científico, incentivando a reflexão crítica e na busca por um significado para o que está sendo mostrado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
