Ações e atos de universitários formadores de professores: a pesquisa como discurso
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20341Palavras-chave:
formação docente, letramentos universitários, universidade e escola, discursosResumo
Situada a partir de posições ocupadas dentro do campo universitário como professora, pesquisadora e extensionista, inauguramos um projeto de pesquisa que observe as enunciações docentes e discentes, identificando traços significativos de transformações possíveis. A justificativa é a necessária transformação identitária dos sujeitos acadêmicos docentes e discentes. Apresentamos princípios de uma pesquisa mater que se inaugura, sob a qual outras se articularão. O objetivo consiste na observação, seleção de eventos relevantes e sua análise crítica, de modo a constituir o foco em nossa própria ação acadêmica, tomada como sua vertente formadora de professores na universidade. Como resultado, almeja-se estabelecer balizas teóricas e critérios coerentes que construam a proposição de uma régua ou medida, a funcionarem num tempo futuro, quando as ações junto a outros discentes – alunos da escola da Educação Básica – produzirão efeitos imponderáveis, pois apostamos que em termos de experiência, o que agentes docentes universitários fizermos com nossos estudantes pode ser condicionante do que estes farão com seus alunos. As formas como concebemos nossas próprias ações podem agir em prol da produção de um jogo de imagens, interconstitutivo entre estudantes e professores universitários, já beneficiado por constituições de outros discursos, produzidos no âmbito da extensão universitária (Pêcheux, 2014; Geraldi, 1992).
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