Práticas de letramentos acadêmicos com podcasts em letras: a heterogeneidade de vozes discursivas na escrita de roteiros
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20464Palabras clave:
Letramentos acadêmicos, podcasts, vozes discursivas, acadêmicosResumen
La producción de podcasts por académicos de cursos de Letras fue un recurso propuesto en dos instituciones de educación superior: una en el sudeste y otra en el sur de Brasil. Partió de la problemática de debatir la formación inicial docente en lenguas, como parte de los letramientos académicos. En este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo analizar manifestaciones de la heterogeneidad de voces discursivas en la producción escrita de guiones de podcasts. Desde una perspectiva etnográfica del lenguaje, se privilegia, en los análisis, la producción de episodios de podcasts, en relación con el guion escrito, en diálogo con la divulgación científica a través de podcast. Se adopta una visión interactiva en la escritura de los podcasts, en diálogo con la heterogeneidad de voces discursivas en la escritura de los guiones. En cuanto a las formas de referencia a estas voces, los datos indican manifestaciones de paráfrasis y metáfrasis, según la proposición de Bertrand Daunay, con prevalencia de paráfrasis. Así, con un enfoque en la difusión científica, esta heterogeneidad se hace notar en el movimiento que tensa los modos de referencia al discurso de otros y los modos de comprensión sobre la enseñanza de la lengua portuguesa, que comúnmente se enuncian en la sociedad.
Descargas
Citas
ASSIS, J.; KOMESU, F.; POLLET, M-C. A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da Covid-19 e além. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 54, p. 9-38, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/27640. Acesso em: 17 out. 2025.
BOCH, F.; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 97–108, 2002. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12452. Acesso em: 17 out. 2025.
CORRÊA, M. L. G. C. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CRISTOVÃO, V. L. L.; BRAZ, B. O.; BELINELLI, G. P. Ciência, Linguística e divulgação científica: entendimentos de estudantes brasileiros/as e portugueses/as. Raído, v. 18, n. 46, p. 121–147, 2024. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/18091. Acesso em: 17 out. 2025.
DAUNAY, B. Metáfrase e paráfrase: modalidades da apropriação do discurso de outrem na escrita acadêmica. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, p. 363-380, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/CbKDKqxFHBW7ZjDFKVB4WmP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 out. 2025.
DOLZ, J. A divulgação científica na prática da formação docente. Conferência de Abertura da 3ª FIP, out. 2021. YouTube da ALAB. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lLDkH41t6X0. Acesso em: 08 jul. 2025.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FISCHER, A. Práticas de letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: problematizações em contextos formativos. In: LARANJEIRA, R.; MIRANDA, F.; PARIS, L. Letramentos acadêmicos no Brasil: diálogos e mediações em homenagem a Raquel S. Fiad. São Paulo: Pedro & João Editores, 2022. p.89-120.
GRILLO, S. V. de C. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. 2013. 333 p. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
KLEIMAN, A. Perspectivas críticas na formação de professores na contemporaneidade. In: SILVA, S. B. B.; ASSIS, J. A.; SEMECHECHEM, J. Formação de professores: por uma agenda política, ética e transformadora. Campinas: Pontes, 2024. p. 47-64.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Oxfordshire, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 17 out. 2025.
LEA, M. R.; STREET, B. V. The “academic literacies” model: theory and applications. Theory into practice, Oxfordshire, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15430421tip4504_11. Acesso em: 17 out. 2025.
LILLIS, T. Ethnography as Method, Methodology, and "Deep Theorizing": Closing the Gap
Between Text and Context in Academic Writing Research. Written Communication, v. 25,
n. 3, p. 353-388, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0741088308319229. Acesso em: 17 out. 2025.
SKUKAUSKAITE, A.; GREEN, J. L. Interactional Ethnography: Designing and Conducting Discourse-Based Ethnographic Research, Nova Iorque: Routledge, 2022.
STREET, B. V.; LEA, M. R.; LILLIS, T. Revisiting the question of transformation in academic literacies: The ethnographic imperative. In: LILLIS, T.; HARRINGTON, K.; LEA, M. R.; MITCHELL, S. Working with academic literacies: Case studies towards transformative practice. Anderson, South Carolina: Parlor Press; Fort Collins, Colorado: WAC Clearinghouse, 2015. p. 385-390.
TENANI, L.; KOMESU, F.; CHACON, L. Usos do podcast para fins acadêmicos: notas sobre relações entre oralidade/fala e letramento/escrita. In: FIAMENGUI, A. H. R. et al. Linguística(s) e Memória(s): uma homenagem a Roberto Gomes Camacho. Manuscrito em edição. 2022.
TENANI, L.; PIETRI, E. de; FISCHER, A.; DOBRIC, A. Letramentos acadêmico-científicos e a formação docente inicial: movimentos de cooperação, distanciamento e resistência na produção de podcast. In: KOMESU, F.; ASSIS, J. A.; EL HOUDNA, Y. Desafios em letramentos acadêmico-científicos. v. 5. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2024. p. 358-383.
VICENTINI, M. Escrita científica em distintas áreas de conhecimento: práticas letradas em contextos global e local. 2024. 248 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
