Entre o sapato e o pé descalço: amor, paixão e maternidade em sapato de salto, de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19890

Palavras-chave:

Sapato de salto e Tchau, Imagem arquetípica da bagagem, Individuação de personagens femininas, Experiência estética e complexidade narrativa, Literatura crossover

Resumo

O presente artigo retoma aspectos explorados na dissertação intitulada Crianças, adultos e bagagens: a herança da educação sem testamento em narrativas de Lygia Bojunga, defendida em 2023. Aqui, ainda fundamentado em teorias de Carl Gustav Jung, o estudo das obras bojunguianas Sapato de salto (2006) e Tchau (1984) – não investigada na dissertação – avança na intenção de sondar as contribuições do simbólico para que a experiência estética suscite no leitor uma compreensão mais ampla de três questões existenciais humanas, quais sejam: o amor, a paixão e a maternidade, que permeiam as narrativas implicitamente. Para tanto o texto busca: a) relacionar as imagens das diferentes bagagens presentes nas narrativas com o processo de individuação das personagens femininas, especialmente das protagonistas; b) aprofundar as percepções acerca de palavras utilizadas para descrever essas bagagens com o intuito de confirmar a ampliação da compreensão da complexidade humana das personagens que falam e daquilo que sobre elas é falado e c) observar e descrever a forma como estas bagagens são mobilizadas nas situações cotidianas para compreender como esses movimentos predizem características psicológicas daqueles que as possuem ou passam a possuí-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Weber Sebastiany, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Bolsista Prosuc/Capes. E-mail: vanessasebastiany@mx2.unisc.br.

Ângela Cogo Fronckowiak, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). E-mail: acf@unisc.br

Referências

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BOJUNGA, Lygia. Sapato de salto. Ilustrações Rubem Grilo. 2. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2011.

BOJUNGA. Lygia. Tchau. 18. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2009.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In. CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. 2011. p. 171-193.

COGO FRONCKOWIAK, Ângela; MORAES DOS SANTOS, Inara. Censura livre: palavra experiência com Eucanaã Ferraz. Letrônica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e44235, 2023. DOI: 10.15448/1984-4301.2023.1.44235. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44235

JUNG, Carl Gustav. Escritos diversos. Tradução: Mateus Ramalho Rocha, Lúcia Orth. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

JUNG, Carl G. et al. O Homem e seus símbolos. Tradução Maria Lúcia Pinho. 6. ed, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964.

SEBASTIANY, Vanessa Weber. Crianças, adultos e bagagens: a herança da educação sem testamento em narrativas de Lygia Bojunga. 2023. 127p. Dissertação (Mestrado em Letras) -PPGL/Unisc, Santa Cruz do Sul, 2023.

Downloads

Publicado

24.09.2025

Como Citar

Sebastiany, V. W., & Fronckowiak, Ângela C. (2025). Entre o sapato e o pé descalço: amor, paixão e maternidade em sapato de salto, de Lygia Bojunga. Raído, 19(47), 62–80. https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19890

Edição

Seção

Literatura infantil e juvenil escrita por mulheres no contexto ibero-americano: gênero e cânone