Submissions
Submission Preparation Checklist
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- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
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- Plágio/autoplágio: Nos textos submetidos à Raído, é imprescindível que toda referência a ideias ou trechos de textos de próprios ou de terceiros seja devidamente identificada, seja por meio de referências diretas, notas de rodapé, recuos, ou ainda com a utilização de aspas. Os autores que quiserem contribuir com nossa revista são responsáveis integralmente pelos textos submetidos, garantindo que o material seja inteiramente original e que, quando utilizados trechos ou ideias de outros autores, estas estejam devidamente identificadas e citadas formalmente no corpo do texto. Não aceitaremos plágios ou autoplágio em nenhuma hipótese.
Cinema e Literatura: práticas poéticas
Convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas, a submeterem trabalhos críticos sobre cinema contemporâneo, literatura contemporânea ou acerca de sua relação. Os trabalhos devem focalizar aspectos que enfatizem a dimensão sócio-política da criação poética. Tendo em vista a recente produção literária e cinematográfica latino-americana, observamos que diversos temas políticos vêm sendo colocados em primeiro plano, na medida em que a arte responde às contradições estruturais da sociedade, exacerbadas em momentos de crise econômica e social, como o que vivemos atualmente. Partindo da premissa jamesoniana, segundo a qual “todos os artefatos culturais devem ser lidos como resoluções simbólicas das verdadeiras contradições políticas e sociais" (JAMESON, 1992, p. 73), compreendemos que todas as narrativas guardam um inconsciente político que pode ser recuperado pela análise crítica, atenta à gênese histórica das obras. Em outra via, a perspectiva pós-estruturalista de inspiração deleuziana enseja compreender os artefatos estéticos como constituintes do saber contemporâneo, o que nos leva a considerar a desnaturalização dos modos de pensamento como resultado da experiência estética. Este cenário estético de mídias cada vez mais híbridas, ao ser considerado à luz do avanço das tecnologias da comunicação, demonstra o quanto se faz necessário desvelar os mecanismos ideológicos e/ou relações de poder que permeiam a vida social.
JAMESON, Fredric. O inconsciente político. A narrativa como ato socialmente simbólico. Trad. Valter Léllis Siqueira. Revisão: Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1992.
Language and Education: 21 Years of Language Studies
The (sub)area of Applied Linguistics conducts research on language in several social contexts, including different theoretical and methodological perspectives. Among these, it is possible to highlight the constitution of identity, the learning and/or teaching of language(s) (first, additional, and/or second languages), the production and implementation of tools/artifacts for learning, the study of the use of psychological and symbolic instruments in different social practices, initial and continuing teacher education, methodological approaches, knowledge construction and development of capacities, interactions and their relations with learning and/or human development. The Language and Education research group (LED), created in 2002 under the leadership of Prof. Dr. Vera Lúcia Lopes Cristovão, was registered at the State University of Londrina and in the CNPq directory, focusing on the development of research work in the Teaching and Learning and Teacher Education of Foreign Languages research line, with its focus being Sociodiscursive Interactionism (ISD studies), of the Geneva School and its expansions by the Brazilian School of ISD. For years, LED focused on the analysis (construction of didactic models) of genres as mega-tools for teaching, as well as on the use of didactic sequences for language learning and also on teacher education with the use of reflexivity procedures such as self-confrontations, diary socialization, focus groups, reflective reports, to name just a few. With the proposition of new umbrella projects, the articulation of ISD with other theoretical and methodological perspectives has been expanded to address issues such as environmental education, environmental literacy, critical linguistic education, critical-transformative education of teachers, and more recently, academic-scientific literacies. In order to do so, the group's research has aimed at the expansion of concepts, the definition of analytical categories, the broadening of conceptual articulations, as well as intense work to consolidate a network that integrates research, extension, and teaching. This celebratory dossier of LED's 21 years welcomes articles, essays, retrospectives, and research reports that address themes investigated by the group and present knowledge constructed in the vast field of Language Science.
Editors: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) , Luísa Álvares Pereira (UA – Portugal) e Andérbio Márcio Silva Martins (UFGD)
Revisitando a “Carta Guarani Kaiowá”: repercussões, retomadas.
Considerando os eventos mencionados, este dossiê da Revista Raído, que é publicada no mesmo município onde a maioria dos Kaiowá ainda reside, tem o objetivo de revisitar a "Carta" e suas consequências. Convidamos especialistas em literatura e questões indígenas a contribuir com suas perspectivas sobre a retomada do território discursivo e analítico relacionado à questão Kaiowá, bem como sobre as diversas interações entre literatura e cosmologias indígenas.
Utilizamos o termo "retomada" aqui em referência ao tekoharã, um nome atualmente utilizado pelos Kaiowá para descrever territórios tradicionais que estão envolvidos em disputas judiciais. Historicamente, essas disputas têm prejudicado os Kaiowá e outros povos indígenas no estado de Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil. Portanto, esperamos receber contribuições que também ajudem a refletir sobre o fato de que a literatura brasileira também é um território em disputa, no qual as vozes indígenas e afrodescendentes frequentemente foram silenciadas em prol de conceitos eurocêntricos de literatura.
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