Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15664

Keywords:

Memória, lugares de memória, adaptação midiática, narrativas orais, Os narradores de Javé

Abstract

O presente artigo analisa as memórias coletiva e individual constituem a cidade de Javé, do longa-metragem Os narradores de Javé (2003), dirigido por Eliane Caffé. No filme, as narrativas orais dos personagens se entrelaçam formando uma colcha de retalhos com visões dissociadas sobre a construção do vale. Em relação ao conceito de memória, entende-se que ela é constituída de fragmentos e tem o esquecimento como uma condicional, assim, várias vozes podem compor diferentes tramas sobre um acontecimento. O diálogo entre o presente e o passado são uma constante na trama e trazem uma carga que contribui para a constituição de cada morador. Perceber a simbologia das recordações e como elas são relembradas pelos moradores na reconstituição do passado pelas vias orais com a pretensão da escrita de um livro científico. As narrativas da constituição da cidade possuem um valor incondicional para os moradores, assim, perceber como a adaptação midiática para as vias escritas seria realizada por Antônio Biá é fundamental para compreender as nuances de cada mídia e como a adaptação é tratada no longa. Para tal estudo, se realizará uma pesquisa bibliográfica que visa a análise das cenas do filme com os conceitos de adaptação midiática, memória e lugares de memória.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AUMONT, J. Cinema e narração. In: AUMONT, J. A estética do filme. 7. ed. Campinas: Papirus, 2009. p. 89-156.

BERND, Z. Por uma estética dos vestígios memoriais: Releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino traço, 2013.

CAEIRO, O. Formas da ‘narrativa enquadrada’ na novela alemã do realismo poético. Língua e Literatura, São Paulo, v. 2, p. 235-256, 1973.

GAUDREAULT, A.; MARION, P. Transescritura e midiática narrativa: Questões de intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2012. p. 107-128.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 1990

LE GOFF, J. Memória. In: LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. p. 366-419.

RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. Los Angeles: Sage Publications, 2008.

TORRANO, J. Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1986.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, p. 7-28, 1993.

FILMOGRAFIA DO CORPUS

OS NARRADORES de Javé. Direção: Eliane Caffé. Produção: Vania Catani, Caio Gullano, Fabiano Gullane. Brasil: Bananeira filmes, Gullane filmes, Laterit Productions, riofilme, 2003. Arquivo digital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?-v=Trm-CyihYs8. Acesso em: 10 fev. 2022

Published

2022-12-15

How to Cite

Libardi, F., Oliveira, V. B. de M., & Sergel, C. (2022). Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003). Raído, 16(41), 283–302. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15664

Issue

Section

Cinema e Literatura: práticas poéticas