Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15664Keywords:
Memória, lugares de memória, adaptação midiática, narrativas orais, Os narradores de JavéAbstract
O presente artigo analisa as memórias coletiva e individual constituem a cidade de Javé, do longa-metragem Os narradores de Javé (2003), dirigido por Eliane Caffé. No filme, as narrativas orais dos personagens se entrelaçam formando uma colcha de retalhos com visões dissociadas sobre a construção do vale. Em relação ao conceito de memória, entende-se que ela é constituída de fragmentos e tem o esquecimento como uma condicional, assim, várias vozes podem compor diferentes tramas sobre um acontecimento. O diálogo entre o presente e o passado são uma constante na trama e trazem uma carga que contribui para a constituição de cada morador. Perceber a simbologia das recordações e como elas são relembradas pelos moradores na reconstituição do passado pelas vias orais com a pretensão da escrita de um livro científico. As narrativas da constituição da cidade possuem um valor incondicional para os moradores, assim, perceber como a adaptação midiática para as vias escritas seria realizada por Antônio Biá é fundamental para compreender as nuances de cada mídia e como a adaptação é tratada no longa. Para tal estudo, se realizará uma pesquisa bibliográfica que visa a análise das cenas do filme com os conceitos de adaptação midiática, memória e lugares de memória.
Downloads
References
AUMONT, J. Cinema e narração. In: AUMONT, J. A estética do filme. 7. ed. Campinas: Papirus, 2009. p. 89-156.
BERND, Z. Por uma estética dos vestígios memoriais: Releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino traço, 2013.
CAEIRO, O. Formas da ‘narrativa enquadrada’ na novela alemã do realismo poético. Língua e Literatura, São Paulo, v. 2, p. 235-256, 1973.
GAUDREAULT, A.; MARION, P. Transescritura e midiática narrativa: Questões de intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2012. p. 107-128.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 1990
LE GOFF, J. Memória. In: LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. p. 366-419.
RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. Los Angeles: Sage Publications, 2008.
TORRANO, J. Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1986.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, p. 7-28, 1993.
FILMOGRAFIA DO CORPUS
OS NARRADORES de Javé. Direção: Eliane Caffé. Produção: Vania Catani, Caio Gullano, Fabiano Gullane. Brasil: Bananeira filmes, Gullane filmes, Laterit Productions, riofilme, 2003. Arquivo digital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?-v=Trm-CyihYs8. Acesso em: 10 fev. 2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.