Por uma poética da consagração da palavra e da imagem: as realizações artísticas do diretor Luiz Fernando Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6315Palavras-chave:
Luiz Fernando Carvalho. Literatura. Cinema. Televisão. Tradução crítica.Resumo
Desde as primeiras obras audiovisuais para a TV, o diretor brasileiro Luiz Fernando Carvalho vem nos apresentando um intenso trabalho que ora joga, ora mescla com os limites existentes entre a Palavra e a Imagem sequencializada por um suporte sincrético. Nesse sentido, por intermédio de uma revisitação teórica sobre os estudos sobre literatura e cinema, literatura e televisão, e mediante o trabalho de tradução crítica das informações estéticas transpostas do verbal para o visual, via reflexão de Haroldo de Campos (2006), pretendemos indiciar uma espécie de síntese de uma "poética da Consagração da Palavra e da Imagem" presente nas realizações do diretor em questão.Downloads
Referências
A PEDRA do reino. Minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Roteiro de Luiz Fernando Carvalho, Luís Alberto de Abreu e Bráulio Tavares. Veiculada pela Rede Globo de Televisão. 2007. 2 DVD’s (4h36). Produzido por Globo Marcas DVD e Som Livre.
BALDAN, Maria de Lourdes Ortiz Gandini. A função subjetiva na literatura: casos e efeitos. In: Anais do III Congresso Internacional Cuestiones Críticas. Los Centros de Estudios en Literatura Argentina y de Teoría y Crítica Literaria. Rosário, 2013.
BALOGH, A. M. Conjunções-Disjunções-Transmutações: da Literatura ao Cinema e à TV.2. ed.revisada e ampliada.São Paulo: Annablume, 2005.
CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e crítica. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. SP: Ed. Perspectiva, 2006, p. 31-48.
CAPITU. A partir do Romance Dom Casmurro de Machado de Assis. Escrito por Euclydes Marinho. Colaboração Daniel Piza, Edna Palatnik, Luís Alberto de Abreu. Texto Final e Direção Geral. Luiz Fernando Carvalho. Distrito Industrial- Manaus: Sistema Globo de Gravações Audiovisuais LTDA, 2009. 2 DVD’S, widescreen, color. Produzido por Globo Marcas DVD e Som Livre.
CARVALHO, Luiz Fernando. Sobre o filme Lavoura Arcaica. Rio de Janeiro: Ateliê Editorial, 2002.
______.Diário de elenco e equipe A pedra do reino da obra de Ariano Suassuna. São Paulo: Globo, 2007.
DEBS. S.; PALATNIK, E. Do gosto do público, segundo Luiz Fernando Carvalho. In: Cinémas d’ Amérique Latine, n .16, 2008, p. 74-86.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 2. ed. Trad. Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1969.
HOJE É dia de Maria. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Intérpretes: Carolina Oliveira, Letícia Sabatella, Rodrigo Santoro, Stênio Garcia, Osmar Prado e Fernanda Montenegro e outros. Roteiro: Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho. Distrito Industrial- Manaus: Sistema Globo de Gravações Audiovisuais LTDA, 2006. 3 DVD’S (9h26). Produzido por Globo Marcas DVD e Som Livre. Baseado na obra de Carlos Alberto Soffredini.
SANT’ANNA, A. R. de. Paródia, Paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 1985.
TEIXEIRA, L. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, A.C. M;________. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009, p. 41-77.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.