Por uma poética da consagração da palavra e da imagem: as realizações artísticas do diretor Luiz Fernando Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6315

Palavras-chave:

Luiz Fernando Carvalho. Literatura. Cinema. Televisão. Tradução crítica.

Resumo

Desde as primeiras obras audiovisuais para a TV, o diretor brasileiro Luiz Fernando Carvalho vem nos apresentando um intenso trabalho que ora joga, ora mescla com os limites existentes entre a Palavra e a Imagem sequencializada por um suporte sincrético. Nesse sentido, por intermédio de uma revisitação teórica sobre os estudos sobre literatura e cinema, literatura e televisão, e mediante o trabalho de tradução crítica das informações estéticas transpostas do verbal para o visual, via reflexão de Haroldo de Campos (2006), pretendemos indiciar uma espécie de síntese de uma "poética da Consagração da Palavra e da Imagem" presente nas realizações do diretor em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Passafaro Guzzi, UNESP-FCLAr

Pós-Doutoranda, em Estudos Literários, pela UNESP/ FCLAr (2016), com Bolsa CAPES/PNPD. Realizou parte de seu Doutorado no exterior na UCLA, Los Angeles (EUA). Obteve título de Doutora em Estudos Literários pela UNESP, em abril de 2015. Possui Graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado), pela mesma instituição. É pesquisadora do Grupo CASA desde 2007, do Grupo GEN - Grupo de Estudos da Narrativa, desde 2013. Colabora como pesquisadora do LABRFF- Los Angeles Brazilian Film Festival, Los Angeles, desde 2014.

Referências

A PEDRA do reino. Minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Roteiro de Luiz Fernando Carvalho, Luís Alberto de Abreu e Bráulio Tavares. Veiculada pela Rede Globo de Televisão. 2007. 2 DVD’s (4h36). Produzido por Globo Marcas DVD e Som Livre.

BALDAN, Maria de Lourdes Ortiz Gandini. A função subjetiva na literatura: casos e efeitos. In: Anais do III Congresso Internacional Cuestiones Críticas. Los Centros de Estudios en Literatura Argentina y de Teoría y Crítica Literaria. Rosário, 2013.

BALOGH, A. M. Conjunções-Disjunções-Transmutações: da Literatura ao Cinema e à TV.2. ed.revisada e ampliada.São Paulo: Annablume, 2005.

CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e crítica. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. SP: Ed. Perspectiva, 2006, p. 31-48.

CAPITU. A partir do Romance Dom Casmurro de Machado de Assis. Escrito por Euclydes Marinho. Colaboração Daniel Piza, Edna Palatnik, Luís Alberto de Abreu. Texto Final e Direção Geral. Luiz Fernando Carvalho. Distrito Industrial- Manaus: Sistema Globo de Gravações Audiovisuais LTDA, 2009. 2 DVD’S, widescreen, color. Produzido por Globo Marcas DVD e Som Livre.

CARVALHO, Luiz Fernando. Sobre o filme Lavoura Arcaica. Rio de Janeiro: Ateliê Editorial, 2002.

______.Diário de elenco e equipe A pedra do reino da obra de Ariano Suassuna. São Paulo: Globo, 2007.

DEBS. S.; PALATNIK, E. Do gosto do público, segundo Luiz Fernando Carvalho. In: Cinémas d’ Amérique Latine, n .16, 2008, p. 74-86.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 2. ed. Trad. Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1969.

HOJE É dia de Maria. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Intérpretes: Carolina Oliveira, Letícia Sabatella, Rodrigo Santoro, Stênio Garcia, Osmar Prado e Fernanda Montenegro e outros. Roteiro: Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho. Distrito Industrial- Manaus: Sistema Globo de Gravações Audiovisuais LTDA, 2006. 3 DVD’S (9h26). Produzido por Globo Marcas DVD e Som Livre. Baseado na obra de Carlos Alberto Soffredini.

SANT’ANNA, A. R. de. Paródia, Paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 1985.

TEIXEIRA, L. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, A.C. M;________. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009, p. 41-77.

Downloads

Publicado

21.12.2017

Como Citar

Guzzi, C. P. (2017). Por uma poética da consagração da palavra e da imagem: as realizações artísticas do diretor Luiz Fernando Carvalho. Raído, 11(28), 223–238. https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6315

Edição

Seção

PARTE III - ENTRE A LINHA E A SUPERFÍCIE: LITERATURA E IMAGEM TÉCNICA