O realismo tenso em Aquarius: aspectos utópicos e políticos na narrativa e na imagem fílmica

Autores

  • Volmir Cardoso Pereira UEMS

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6327

Palavras-chave:

Crítica materialista. Aquarius. Realismo tenso.

Resumo

Este ensaio elabora uma crítica sobre o filme Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho e lançado em 2016, destacando aspectos de conteúdo e forma que estabelecem, segundo nossa hipótese, características do que aqui vamos chamar de realismo tenso. Tal conceito visa compreender a poética do filme como uma construção narrativa que se aproxima do realismo formal, cujas fontes remontam ao romance literário do século XIX. Ao observar a influência da literatura realista sobre a linguagem do cinema, convém ressaltar que Aquarius apresenta traços do Neorrealismo Italiano e do Cinema Novo, ao mesmo tempo em que se apropria criticamente de estratégias contemporâneas do thriller de suspense na ação dramática e no encadeamento cênico. Por fim, observando a tensão que se estabelece no plano de conteúdo, podemos notar que ela também se expande para o plano de expressão, provocando uma quebra de expectativas que visa problematizar os estereótipos imagéticos e narrativos que povoam o imaginário do espectador contemporâneo. Assim, observando a narrativa fílmica, pretendemos mostrar como ela apresenta aspectos políticos e utópicos inscritos em forma e conteúdo, ao discutir o tema da reificação social no cenário brasileiro atual.

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Biografia do Autor

Volmir Cardoso Pereira, UEMS

Professor efetivo do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - Campo Grande)

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Publicado

21.12.2017

Como Citar

Pereira, V. C. (2017). O realismo tenso em Aquarius: aspectos utópicos e políticos na narrativa e na imagem fílmica. Raído, 11(28), 196–213. https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6327

Edição

Seção

PARTE III - ENTRE A LINHA E A SUPERFÍCIE: LITERATURA E IMAGEM TÉCNICA