Revisão do paraíso na aldeia global
Palavras-chave:
Aldeia global. Paraíso. Regiões latino-americanas. Transculturação.Resumo
O artigo, em perspectivada sintonia com as vozes da tradição latino-americana, analisa a trágica fortuna da “invenção” do Novo Mundo, criticando as genealogias das ideias que cercaram esse acontecimento desde os descobrimentos. Sob a perspectiva da crítica literária e cultural, discutem-se obras tão importantes como A invenção da América, de Edmundo O’Gorman e Visão do paraíso, de Sergio Buarque Holanda, passando por Ángel Rama, até Gayatri Chakravorty Spivak. O escritor Bernardo Carvalho, autor de Nove noites, oferece o foco de enunciação da ensaísta, que busca sublinhar, no espaço da aldeia indígena de Dourados-MS, os resíduos desta América hoje bem representados “como ocorre com as crianças subnutridas das tribos da cidade de Dourados, restando-lhes continuar nos entregando seus corpos, suas vidas. Para o bem da literatura”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.