O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades

Autores

  • Gilmara Yoshihara Franco
  • Carlos Alexandre Barros Trubiliano

Palavras-chave:

Ensino. Política. Livro Didático.

Resumo

O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Franco, G. Y., & Trubiliano, C. A. B. (2015). O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades. Fronteiras, 17(30), 27–42. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4861

Edição

Seção

DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I