O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
Keywords:
Ensino. Política. Livro Didático.Abstract
O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-29
How to Cite
Franco, G. Y., & Trubiliano, C. A. B. (2015). O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades. Fronteiras, 17(30), 27–42. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4861
Issue
Section
DOSSIER TERRITORIES AND FRONTIERS OF HISTORY TEACHING
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).