Women and the history learned in textbooks: analysis of didatic book collections
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12573Keywords:
Women. Genre. History. Didatic books.Abstract
This article starts from the diagnosis of women's invisibility in history textbooks and addresses the importance of considering the intersectionality of race and class in gender analysis. It analyzes the trajectory of research on textbooks, the advances identified through the PNLD 2018, the indications of the Didactic Books Guide and two didactic collections: História, Sociedade & Cidadania and História das cavernas ao terceiro milênio. Despite the growth of gender studies, the research points to an absence of women and even more of their role.Downloads
References
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ANDRADE, Luísa Teixeira; SIMAN, Lana Mara de C. In: GALZERANI, Maria Carolina Bolvério; BUENO, João Batista Gonçalves; PINTO Jr., Arnaldo. Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o Livro Didático de História. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória: UNICAMP, 2013.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.
BRASIL. IBGE. Estatísticas de Gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2016.
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História – Das Cavernas ao Terceiro Milênio. 4. Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. 2. ed. reformulada. São Paulo: FTD, 2016.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento: contribuições do feminismo negro. In: Hollanda, Heloisa B. (org.) Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de janeiro: Bazar do tempo, 2019.
CERQUEIRA, D. et al. Atlas da Violência – 2019. Rio
de Janeiro: Ipea/FBSP. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_v iolencia_2019.pdf
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora: UNESP, 1999.
CHOPPIN, Alain. História dos Livros Didáticos e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez.2004.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, 2002.
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Livro didático de História: lugar de memória e formador de identidades. In: Anais do Simpósio Nacional da Associação Nacional de História, Florianópolis, 1999. p. 203-212. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/documentos/anais/category-items/1-anais-simposiosanpuh/21-snh20?start=20
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 8. Ed. Rio de janeiro: Graal, 1989.
FRANCO, Aléxia; ZAMBONI, Ernesta. Apropriação docente dos livros didáticos de História. In: GALZERANI, Maria Carolina Bolvério; BUENO, João Batista Gonçalves; PINTO Jr., Arnaldo. Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o Livro Didático de História. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória: UNICAMP, 2013.
GUIA de Livros Didáticos: PNLD 2018. História: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2017.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo, Editora Elefante, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, História e Educação: construção e desconstrução. Revista Educação e Realidade. v. 20. 1995.
PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História. São Paulo, v. 24, n. 1, p. 77-98, 2005.
PEDRO, Joana Maria, SOIEHT, Rachel. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 27, n. 54. 2007.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo. Companhia das Letras, 2018.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Natal: UFRN. Revista Bagoas – Estudos Gays, Gênero e Sexualidade. n. 05. 2010.
ROCHA, Helenice. O livro didático de História em análise: a força da tradição e transformações possíveis. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009.
SCOTT, Joana W. Gênero: uma categoria útil de análise. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul/dez., 1995.
SCOTT, Joana W. Prefácio a “Gender and politics of history”. Campinas/SP: Cadernos Pagu, n. 3, 1994.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).