Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12573

Palavras-chave:

Mulheres. Gênero. História. Livros didáticos.

Resumo

Este artigo parte do diagnóstico de invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História e aborda a importância de considerar a interseccionalidade de raça e classe nas análises de gênero. Analisa a trajetória de pesquisas sobre livros didáticos, os avanços identificados por meio do PNLD 2018, as indicações do Guia dos Livros Didáticos e duas coleções didáticas: História, Sociedade & Cidadania e História das cavernas ao terceiro milênio. Apesar do crescimento dos estudos de gênero, a pesquisa aponta para uma ausência de mulheres e ainda mais do protagonismo delas.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Marques, A. M., & Albuquerque, A. C. do N. (2020). Mulheres e a história aprendida nos livros didáticos: análise de coleções didáticas. Fronteiras, 22(39), 124–144. https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12573

Edição

Seção

DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA