O desenvolvimento de conceitos estatísticos por meio da Investigação Matemática

Francisco José Moreira Araújo, Robson dos Santos Ferreira

Resumo


Discutimos neste artigo os resultados de uma atividade que explorou alguns conceitos estatísticos por meio de uma investigação matemática realizada por alunos ingressantes da graduação do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará, campus universitário do Marajó/Breves. O objetivo principal foi desenvolver a autonomia dos alunos para tratar e interpretar dados estatísticos como elementos essenciais para uma tomada de decisão. Foi proposto aos alunos acompanhar, organizar e analisar as pesquisas de intenção de votos dos candidatos à presidência da república do Brasil de 2018 com o intuito de fazer a projeção do vencedor a partir da análise dos dados coletados. A atividade ocorreu durante 15 dias do mês de setembro de 2018, e contou com a participação de 6 alunos do curso de licenciatura em Matemática. A partir dos resultados, notamos elementos do Letramento Estatístico de Gal (2002), bem como aspectos da Investigação Matemática de Ponte (2005).


Palavras-chave


Autonomia. Investigação Matemática. Letramento Estatístico.

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil, Ministério da Educação.(1998) Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília.

Gal, I. (2002) Adult statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 1, n. 70, p. 1-25.

Godoy, E. V. (2002) Matemática no Ensino Médio: Prescrições das Propostas Curriculares e Concepções de Professores. 2002. 250 f. Dissertação (Mestrado) – Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Nacarato, Adair. M. (2005) Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática–Vol. 9 No. 1. Pag. 1-6.

Ponte, J. P. (2005) Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM.

Portilho, e. Almeida, S. (2008) Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Médio. Scielo, v.16, n.60. Acesso em 15/10/2018.

Santos, Caroline. H. M. dos & Bellini, W. (2016) Investigações Matemáticas Em Sala De Aula: Contribuições de uma Tarefa Investigativa no 1° Ano do Ensino Médio. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016, ISSN 2178-034X.

Teodoro. F. P. & Belline, W. (2013) Investigação matemática em sala de aula na educação básica: um estudo com alunos do 3º ano do ensino médio. VIII Encontro de Produção Científica e Tecnologia. O Método Científico, de 21 a 25 de outubro de 2013. Disponível em http://www.fecilcam.br/nupem/anais. Acesso em 15/10/2018.




DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

 

ISSN: 2595-0967

Indexadores

 

Divulgador

 

Programa Anti-plágio utilizado