A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales

Autores

  • Anderson Rodrigo Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira
  • Fernando Emílio Leite de Almeida IFPE - Campus Pesqueira
  • Eduardo Gomes Lopes IFPE - Campus Pesqueira
  • Francinette Mendes Lopes IFPE - Campus Pesqueira

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8249

Resumo

Este relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Rodrigo Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira

Clube de Matemática - Pesquisa e extensão

Fernando Emílio Leite de Almeida, IFPE - Campus Pesqueira

Doutor em em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016)

Coordenador de Curso - Matemática 

Dr. em Educação Matemática

Eduardo Gomes Lopes, IFPE - Campus Pesqueira

Clube de Matemática - Pesquisa e extensão

Francinette Mendes Lopes, IFPE - Campus Pesqueira

Clube de Matemática - Pesquisa e extensão

Referências

Brasil. Ministério Da Educação. (2000)Secretaria De Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília, DF.

Dolce,Osvaldo;Pompeo, José Nicolau. (2007) Fundamentos da Matemática Elementar 9. São Paulo. 8ª Ed. Saraiva. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar.

Eves, H. Introdução à História da Matemática. (2004) Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp.

Iezzi, Gelson; Dolce, Osvaldo; Machado, Antonio. (2009) Matemática e Realidade: 9º Ano. São Paulo. 6 ed. Atual. Coleção Matemática e Realidade.

Nobre, S. Alguns “porquês” na História da Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática. (1996)Cadernos CEDES. n.40. História e Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus, p.29-35.

Vygotsky, Lev Semenovich. (1998) A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2019-04-10

Como Citar

Oliveira da Silva, A. R., Leite de Almeida, F. E., Gomes Lopes, E., & Mendes Lopes, F. (2019). A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(2), 116–124. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8249

Edição

Seção

Experiências pedagógicas