O formalismo matemático na representação dos modelos em contextos interdisciplinares de modelagem matemática

Autores

  • Claudia de Oliveira Lozada Universidade Federal do ABC
  • Wagner Morrone Colégio da Policia Militar (SP) e Faculdade Drummond
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Anneliese de Oliveira Lozada Secretaria Estadual de Educação/SP

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7461

Resumo

Neste trabalho propomos uma reflexão sobre a representação dos modelos matemáticos. Para tanto,  apresentamos um estudo de caso sobre modelagem matemática aplicada ao Ensino de Física num contexto interdisciplinar, que aborda o formalismo matemático utilizado nas representações dos modelos matemáticos. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam que a maioria dos grupos conseguiu elaborar um modelo matemático, embora, alguns precisem refinar algebricamente a representação do modelo matemático para evitar interpretações e aplicações incorretas do modelo. Para tanto, o professor deverá promover atividades de modelagem matemática com maior frequência para que os alunos se habituem com o uso da linguagem algébrica e consigam escolher adequadamente as variáveis para se estabelecer uma relação coerente do modelo com o fenômeno estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Lozada, C. de O., Morrone, W., Araújo, M. S. T. de, & Lozada, A. de O. (2018). O formalismo matemático na representação dos modelos em contextos interdisciplinares de modelagem matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(2), 105–124. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7461

Edição

Seção

Experiências pedagógicas