Compreensões a respeito do aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais

Autores

  • Daniel da Silva Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tanise Paula Novello Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7368

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre as percepções dos professores de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa foi constituída por nove professores de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), de uma Universidade Pública Federal. A metodologia da pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos a partir de um questionário online, o que resultou no discurso coletivo denominado: “O aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais”. Este artigo analisa o discurso que evidencia diferentes experiências de manipulação e reflexão sobre o operar das tecnologias digitais, as quais instigam o estudante a experimentar, fazer e interagir, o que permite significar e aprender a Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela FURG. Doutor em Educação em Ciências também pela FURG.

Tanise Paula Novello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação Ambiental pela FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Silveira, D. da S., Novello, T. P., & Laurino, D. P. (2018). Compreensões a respeito do aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(1), 37–53. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7368

Edição

Seção

Artigos