Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática

Autores

  • Maria das Graças Bezerra Barreto
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado UNIAN

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7316

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem de uma formação continuada de professores que ensinam matemática realizada no ambiente escolar acerca do sistema de numeração decimal e sua relação com as estratégias de contagem utilizadas para resolver problemas aditivos. A metodologia da pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de intervenção, envolveu a participação de sete professoras que atuam nos anos iniciais das escolas municipais de São Paulo.  A fundamentação teórica pautou-se principalmente nas ideias de Zeichner, Imbernón e Shulman em relação à formação do professor e nos estudos realizados por Brizuela, Lerner e Sadovsky sobre o desenvolvimento do pensamento numérico, entre outros pesquisadores destes temas.  A pesquisa mostrou que esse processo de formação exigiu reflexões e caminhos alternativos que colaborassem com a reconstrução dos conteúdos matemáticos a ser ensinados, bem como, a escolha de intervenções que ampliasse as possibilidades de aprendizagem dos alunos em sala de aula

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, D.L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes it Special? New York: Journal of Techer Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, nov./dec. 2008. Disponível em: http://jte.sagepub.com/ Acesso em: 15 dez. 2017.

BARRETO, M. G. B. Formação continuada: um desvelar de saberes dos professores da educação básica em diálogos reflexivos sobre a estrutura multiplicativa. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo.2016.

BARRETO, M. G. B. A formação continuada de matemática dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e seu impacto na prática de sala de aula. 2011.

Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; CONSED; UNDIME, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78231-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-1&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=3019 1 Acesso em: 20 dez. 2017.

BRIZUELA, B. M. Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FIORENTINI, D. Grupo de Sábado: Uma historia de reflexão, investigação e escrita sobre a prática escolar matemática. In: FIORENTINI, Dario; CRISTOVÃO, Eliane Matesco (Org.). Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Editora Alínea, 2006.

IFRAH, G. História Universal dos Algarismos: A inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v.1. 1997.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Coleção Questões de nossa época. São Paulo: Cortez. 2009

LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: MORENO, B. R. O ensino do número e do sistema de numeração na educação infantil e na 1ª série. In: PANIZZA, Mabel. (Org.) Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 3, p. 19-33.

NACARATO, A. M., PAIVA, M. A. V. A formação do Professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor num mundo contemporâneo. Livreto 21 p. São Paulo: SINPRO SP - Sindicato dos Professores de São Paulo, Jan. 2007. Disponível em: http://www.sinpro.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 2 dez. 2017.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ROCHA, M.L. Psicologia e as práticas institucionais: A pesquisa-intervenção em movimento. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 2, pp. 169-174, maio/ago. 2006.

ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 23, n. 4, p. 64-73. 2003.

Disponível em: <https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8# >. Acesso em> 7 dez. 2017.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Guia de planejamento e orientações didáticas para o professor do 2ºAno - Ciclo I. São Paulo: SME/DOT, v. 1-2, 2008.

SARAIVA, M.; PONTE, J. P. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52, 2003. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Saraiva-Ponte(Quadrante)>. Acesso em: 15 dez. 2017.

SERRAZINA, L., MONTEIRO, C.. Professores e novas competências em Matemática no 1º ciclo. Projeto Competências de cálculo e sentido do número no Primeiro Ciclo, 2004. Disponível em: <http://fordis.ese.ips.pt/conúmero/textos/novas_comp_prof.pdf >. Acesso em: 18 dez. 2017.

SERRAZINA, M. L. O professor e a Matemática. In M. V. Pires, C. M. Morais, J. P. Ponte, M. H. Fernandes, A. M. Leitão e M. L. Serrazina (Org.) Caminhos para a investigação em Educação Matemática em Portugal. Bragança: SPCE, 1999. p.111-127.

SCHÖN, Donald Alan. Formar Professoras como Profissionais Reflexivos. In: Nóvoa, A. (coord.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1997, p. 77-91.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Education Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986. Disponível em:

<http://www.jstor.org/stable/1175860>. Acesso em: 15 ago. 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, Brasil, n.13, p.5-24, jan./fev./mar./abr. 2000.

ZEICHNER, K. Formação de professores: contato direto com a realidade da escola. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, v. 6, n. 34, p. 5-15, jul/ago. 2000. Disponível em: <http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/entrevistas/34.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2017.

VERGNAUD, Gerard. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: Editora UFPR, 2009.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Barreto, M. das G. B., & Prado, M. E. B. B. (2018). Um diálogo sobre práticas na formação dos professores que ensinam matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(2), 39–58. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7316

Edição

Seção

Artigos