A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10874

Palavras-chave:

Matemática. Saúde. Estatística.

Resumo

Este texto trata-se do relato de uma experiência realizada na disciplina de Matemática com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do sudoeste baiano. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias e ações que possibilitem aos educandos a construção, a análise e a interpretação de gráficos e tabelas em questões transversais mediante pesquisa de campo em suas comunidades. A proposta educativa contou com a participação de 75 educandos que foram a campos e coletaram dados de 2727 sujeitos. Foram abordados o tema transversal saúde e os conceitos básicos de Estatística. A experiência permitiu aplicar orientações para atividades práticas que revelaram avanços e limites para realização das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Souza de Oliveira, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Professor efetivo de Matemática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), com mestrado em Educação Matemática (UESC/2015), especialização em Tecnologias e Educação Aberta Digital (UFRB/2019) e em Gestão Educacional( UESB/2013) e graduado no curso de Licenciatura em Matemática com enfoque de Informática (UESB/2010). Atuou como professor de Matemática e Física do Colégio Estadual João Lopes de Oliveira (2017-2019). Tem experiência na monitoria de Cálculo I (2009) do curso de Matemática da UESB, e nas disciplinas de Matemática (2012-2016) e Física (2016) do programa UpT bem como tutor do curso de Licenciatura em Matemática - EaD, (UFRB/2015-2017) e do curso de Licenciatura em Matemática UESB EaD (2018-2019). Além disso, é autor do blog: http://matheusmathica.blogspot.com.br, espaço que busca sem fins lucrativos mostrar uma Matemática divertida, interessante e curiosa e é um dos coautores do livro "Múltiplos Olhares: a gestão educacional em foco". Área de atuação: Formação de Professores; Tecnologias Digitais; Educação Matemática; Resolução de Problemas.

Alex Andrade Alves, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutor em Educação (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciado em Matemática (1999) pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Realizou estágio de pós-doutoramento, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no campo da formação de professores, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), no período de 2013 a 2014. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus de Camaçari. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e da comunicação, prática docente, estágio curricular supervisionado e formação/desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

Referências

Brasil (1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2006) Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: MEC/SEF.

Brasil (2002) Ministério da Educação. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos PCN – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, MEC/Semtec.

Brasil (2002) Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As cartas da promoção da saúde/Ministério da saúde, secretaria de políticas de saúde, projeto promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde.

Cazorla, I. M.; Magina, S. M. P.; Ferreira, V. G. G.; Guimarães, G. L. (org.).(2017) Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. (Biblioteca do Educador, Coleção SBEM, 9, E-book.).

D’ambrosio, Ubiratan.(1986) Da realidade a ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus.

Pereira, S. (2009) A leitura e interpretação de tabelas e gráficos para alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma intervenção de ensino. 180 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Oliveira, M. S. de, & Alves, A. A. (2020). A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 98–111. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10874

Edição

Seção

Experiências pedagógicas