v. 8 n. 23 (2018): Dossiê Direito à Educação: da previsão à concretização

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Publicado: 2018-08-31

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Cristina Furtado
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9431

Editorial

  • Editorial

    Washington César Shoiti Nozu, Elisângela Alves da Silva Scaff
    03-06
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9432

DOSSIÊ: DIREITO À EDUCAÇÃO: DA PREVISÃO À CONCRETIZAÇÃO

  • A judicialização do direito à educação

    Ana Cláudia dos Santos Rocha, Maria Alice de Miranda Aranda, Paula Abrão da Cunha
    07- 20
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9433
  • Na luta pela garantia do direito à educação: reflexões sobre a formação de professores para a educação infantil

    Valdete Côco, Valéria Menassa Zucolotto, Renata Rocha Grola Lovatti, Kallyne Kafuri Alves, Verônica Belfi Roncetti Paulino
    21-34
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9434
  • A negativa do direito à educação infantil pelos tribunais de justiça do Brasil

    Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana A. Dragone Silveira
    35-53
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9435
  • Direito à Educação: o desafio de melhorar a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil

    Eladio Sebastián Heredero, Dirce Charara Monteiro
    54-65
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9436
  • Direito à educação básica no Brasil: reflexões a partir do planejamento educacional

    Elisângela Alves da Silva Scaff, Regina Cestari de Oliveira, Vilma Miranda de Brito
    66-81
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9437
  • Direito à educação e direitos humanos: da Educação Básica à Universidade

    Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Fernando Marhuenda
    82-95
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9438
  • A prerrogativa do direito na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES) 2018

    Egeslaine de Nez, Warley Carlos de Souza
    96-110
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9439
  • Educação especial na educação superior: podemos falar em democratização do acesso?

    Leonardo Santos Amâncio Cabral, Vivian Santos, Enicéia Gonçalves Mendes
    111-126
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9449
  • Direito à educação inclusiva no Mercosul

    Washington César Shoiti Nozu, Albert Vinicius Icasatti, Kellcia Rezende de Souza
    127-137
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9462
  • Na busca pela impressão digital dos cursos de Direito no Brasil: de Coimbra a Olinda (Recife) e São Paulo

    João Virgílio Tagliavini, Plínio Gentil
    138-163
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9447

Artigos Demanda Contínua

  • Desenvolvendo abordagens de ensino para conceitos de cálculo diferencial e integral com Geogebra

    Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira de Almeida
    164-175
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9450
  • Benjamin Constant e a propaganda educacional positivista: alguns apontamentos

    João Carlos da Silva
    176-191
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9453
  • Um olhar sobre as políticas públicas da educação do campo e educação especial à luz da pedagogia histórico-crítica

    Jackeline Silva Alves, Arlindo Lins de Melo Júnior, Kátia Regina Moreno Caiado
    192-209
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9454
  • O curso de Magistério Rural e a organização curricular na formação do professor leigo primário no município de Dourados-MT (década de 70 do século XX)

    Ana Paula Fernandes da Silva Piacentine, Alessandra Cristina Furtado
    210-227
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9459

Resenhas

  • O Lyceu de Goiás e a formação da elite goiana

    Alessandra de Oliveira Santos
    228-231
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9460