Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e os planos de educação

Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho, Andréa de Jesus Lemos Souza

Resumo


Reflexão sobre políticas educacionais enfocando a formação de professores. Discute as diretrizes políticas preconizadas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, as orientações internacionais, a legislação vigente e a Conferência Nacional de Educação. Destaca a formação para a educação especial prescrita nos documentos citados. Registra breve histórico da educação especial/inclusiva maranhense e ludovicense. Indica as repercussões das políticas educacionais no atendimento ao público-alvo da educação especial no Maranhão e em São Luís. Caracteriza a formação de professores no Maranhão, em geral, e no município de São Luís, em particular. Analisa os planos de educação – nacional, do estado do Maranhão e do município de São Luís-MA e suas implicações para uma educação pública para TODOS, inclusive os que apresentam deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Palavras-chave


Políticas educacionais. Formação de professores. Plano de Educação.

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