Derechos humanos de las personas con altas habilidades/superdotación: una denuncia necesaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17738

Palabras clave:

Altas habilidades/superdotação, direitos humanos, Altas habilidades/superdotação. Direitos humanos. Exclusão.

Resumen

El artículo se centra en discutir los derechos de los estudiantes con altas capacidades/superdotación en el contexto brasileño; para ello, presenta y analiza los principales aportes legales que abordan la inclusión del público objetivo en la educación especial. De carácter analítico descriptivo, el estudio utiliza las principales orientaciones políticas y prácticas dilucidadas en documentos y evidencias educativas, sociales, culturales e identitarias, que apuntan a la omisión - cuando no violación - de los derechos de estos estudiantes a lo largo de su trayectoria, configurando cuán real es la inexistencia del principio de transversalidad para este público de la educación especial, incluso naturalizando su condición de exclusión.

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Biografía del autor/a

Laura Moreira, UFPR

UFPR

Susana Graciela Pérez Barrera, Universidad de la Empresa -UDE

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS, pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFSM, Especialista em Educação Especial - Área de Altas Habilidades pela Faculdade de Educação da UFRGS e bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi sócia-fundadora e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação durante quatro gestões e presidente da Comissão Técnica dessa instituição; presidente e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação. É delegada por Uruguai perante o World Council for Gifted and Talented Children e perante o European Council for High Ability. Foi consultora da UNESCO para a Secretaria de Educação Especial do MEC (2007, 2011), docente em cursos de extensão e pós-graduação; atuou na formação de professores e assessoria na área de Altas Habilidades/Superdotação a redes municipais e estaduais em diversos estados brasileiros e como orientadora em cursos de especialização, Mestrado e Doutorado. Foi assessora ad-hoc na elaboração de Diretrizes técnicas, pedagógicas e administrativas para o atendimento às AH/SD para o Ministério de Educação da Colômbia, membro do grupo de trabalho sobre Altas Habilidades/Superdotação junto ao Ministério de Educação do Uruguai e consultora da Fundação Mawhiba na mesma área na Arabia Saudita. Foi orientadora de Mestrado em Educação da Universidad Católica del Uruguay e professora na Universidad de Montevideo. Foi Coordenadora da Unidade de Pesquisa e do Curso de Especialización en Educación Inclusiva para Estudiantes con Altas Habilidades/Superdotación da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de la Empresa, onde actualmente é Coordinadora do Doutorado em Educação, professora do Programa de Formación Avanzada en Educación (Mestrado eDoutorado) orientadora no Mestrado e Doutorado em Educação e editora-chefe das publicações Revista Sudamericana de Educación, Sociedad y Universidad e Avances de Investigación, da Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai. Já escreveu diversos artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais e varios livros. É membro de Conselhos editoriais e parecerista de revistas nacionais e internacionais. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa CNPq Educação Inclusiva/Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano (UFPR); Sociedade, Diversidade da Inteligência e Mentalidade Cultural (UNICAP) e é pesquisadora líder do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/Superdotación (GIAHSD) (UDE, Uruguai) e do Phoenix International Research Group. É membro do Sistema Nacional de Investigadores de Uruguai. Foi selecionada para uma bolsa Fulbright de Pesquisadora Visitante na UConn. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades, superdotação, educação especial, educação inclusiva, inclusão e Políticas Públicas de Educação Especial. A partir de 2018, o presente CV terá continuidade na Plataforma CVUy da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguay, no seguinte link: https://exportcvuy.anii.org.uy/cv/?26ebf36e8c95c37e9e07ea11a5844e80a714a9bb34ebd763730ee376bc6ddd37d1b40a409c288d40578a20b7148db73881cd630bd0f4837b6222e770401cc2f6 (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-07-12

Cómo citar

Moreira, L., & Pérez Barrera, S. G. (2024). Derechos humanos de las personas con altas habilidades/superdotación: una denuncia necesaria. Revista Videre, 16(35), 128–143. https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17738