As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609

Palabras clave:

História. Métodos. Aritmética.

Resumen

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizada uma análise sobre quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, figuravam nos Documentos Oficiais e nas Revistas Pedagógica de Alagoas no período de 1924 e 1952. Os estudos de Chartier (1990); Mortatti (2009); Valente (2015) nos possibilitou apreender que a partir da década de 50, em Alagoas, circulou uma nova proposta de instrução pautada nos princípios do ensino intuitivo. Nesse artigo pretende-se manter o olhar nessa mudança, destacando os escritos que trouxeram tais apontamentos, bem como seus autores e possíveis influências que os dirigiram para tais construções. De acordo com as nossas análises conjecturamos que a partir da década de 50 houve um movimento que ofereceu orientações para o ensino da matemática na escola primária alagoana, com maior valorização dos problemas aritméticos e experiências com base no método analítico

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Biografía del autor/a

Elisabete Fernandes, UFAL

Licenciada em Pedagogia pela UFAL, Mestra em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL

Mercedes Carvalho, Universidade Federal de Alagoas- UFAL

Dra em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas. Porfessora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL e Líder do GPEM.

Citas

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Fernandes, E., & Carvalho, M. (2021). As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 25–42. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609

Número

Sección

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores