Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior

Authors

  • Marcelo Navarro da Silva FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas Faculdades Integradas de Ciências humanas, Saúde e Educação de Guarulhos
  • Simone Bueno Faculdades Integradas de Ciências humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7362

Abstract

Este trabalho, no âmbito dos cursos superiores em administração e de áreas correlatas, corrobora com a utilização de atividades de Modelagem Matemática. Para tal, os alunos devem ser engajados na busca de problemas reais, assim, utilizando ferramentas matemáticas na construção de modelos para encontrar e/ou prever soluções. Então, discorre-se neste texto a experiência de uma oficina de Modelagem Matemática com alunos de graduação numa semana acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Destaca-se que a atividade de Modelagem possibilitou o levantamento de uma problemática, por parte dos participantes, no caso, de prever a quantidade de garrafas PET produzidas e recicladas em determinado período, e verificar em qual momento essas quantidades se igualam.  Os modelos encontrados pelos participantes levaram respostas aos questionamentos propostos na problemática e conclui-se que a atividade de Modelagem na formação inicial desses estudantes implicará no impulso de mudança de pensamento, sendo ele crítico e reflexivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Navarro da Silva, FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas Faculdades Integradas de Ciências humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

Professor Colaborador do programa de Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa e da graduação da Escola de Negócios e hospitalidade das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Professor do curso de licenciatura em Matemática das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos - FG.

Simone Bueno, Faculdades Integradas de Ciências humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

Coordenadora do Departamento de Matemática das Faculdades Integradas de Guarulhos.

References

ALMEIDA, L.M.W.; DIAS, M.R. Modelagem matemática em cursos de formação de professores. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira, CALDEIRA, Ademir Donizeti, ARAUJO, Jussara de Loiola. (orgs.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e práticas educacionais. Recife, SBEM, p. 253–268, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PET. São Paulo, 2012, disponível em http://www.abipet.org.br/index.html?method=mostrarInstitucional&id=4 acesso em 20 de novembro de 2016.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: uma contribuição para psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro, Contraponto, 1996.

BASSANEZI, R.C. Ensino–aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Editora Contexto, 2002.

FRIEDMANN, C.V.P.; LOZANO, A.G. Modelagem e modelos discretos: uma necessidade do ensino atual. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira, CALDEIRA, Ademir Donizeti, ARAUJO, Jussara de Loiola.(orgs.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e práticas educacionais. Recife, SBEM, p. 133–148, 2007.

FUENTES, V.L.P; LIMA.R; GUERRA, D.S. Atitudes em relação à Matemática em estudantes de Administração. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), volume 13, número 1, p.131-141, janeiro/junho de 2009.

GRANDSARD, F.; SCHATTEMAN, A. Problem solving for first year university students In: BLUM, Werner; NISS, Mogens; HUNTLEY, Ian (orgs.). Modelling, applications and applied problem solving: teaching mathematics in a real context. Chichester –Inglaterra, Ellis Horwood, p. 177–183, 1989.

LESH, R. ENGLISH, L. Trends in the evolution of models & modeling perspectives on mathematical learning and problem solving. Annals of the 29th International Conference of the Mathematical Education Psychology Group, vol.1, pp.192-196. Melbourne, 2005.

NISS, M Models and Modelling in Mathematics Education. EMS Newsletter, p.49-52, Dezembro, 2012.

OSSIMITZ, G. Some theoretical aspects of descriptive mathematical models in economic and management sciences. In: BLUM, Werner; NISS, Mogens; HUNTLEY, Ian (orgs.) . Modelling, applications and applied problem solving: teaching mathematics in a real context. Chichester – Inglaterra, Ellis Horwood, p.43-48, 1989.

SANTOS, L.M.M.; BISOGNIN, V. Experiências de ensino por meio da Modelagem Matemática na Educação Fundamental. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira, CALDEIRA, Ademir Donizeti, ARAUJO, Jussara de Loiola.(orgs.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e práticas educacionais. Recife, SBEM, p. 99–114, 2007.

SILVA, M.N. Modelagem matemática na formação continuada: uma análise das concepções de professores em um curso de especialização. Dissertação de mestrado em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, p. 160, 2009.

Published

2018-06-27

How to Cite

Navarro da Silva, M., & Bueno, S. (2018). Modelagem Matemática: uma contribuição para o ensino superior. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 81–95. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7362

Issue

Section

Pedagogical Experiences