“Professora, não entendi o problema!” Conversando sobre a interpretação de enunciados que envolvem volume de sólidos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13827Keywords:
Resolução de problemas, Ensino médio, Volume de sólidosAbstract
“Professora, não entendi o problema! O que ele está dizendo?” Essas e outras expressões costumam ser recorrentes em aulas de matemática quando se trabalha com resolução de problemas, principalmente quando em situações que exigem mais leitura e interpretação. Por isso, discute-se, neste artigo, dificuldades apresentadas por estudantes da terceira série do ensino médio quando interpretam enunciados complexos de problemas do ENEM que envolvem volume de sólidos. A partir dos estudos de Polya (1973) e Autor 2, analisa-se dados de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido em 2019 com 61 estudantes de uma escola estadual de Itapemirim/ES. Os resultados apontaram que a resolução de problemas pautada na identificação de atributos relevantes auxilia na interpretação de enunciados complexos e possibilita a identificação e a compreensão dos conceitos matemáticos implícitos. Além disso, promove a interação ativa e reflexiva entre professor e aluno durante o processo de produção do conhecimento.
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