A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13431

Keywords:

Expert. Saberes para ensinar. Método de projetos.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo investigar os saberes profissionais dos docentes das séries iniciais durante o período da escola nova no Rio de Janeiro, que na época era o Distrito Federal. Os saberes investigados foram sistematizados pela professora Maria dos Campos Reis, que atuou no planejamento de um programa matemática destinado as primeiras séries. Utilizamos como aporte teórico-metodológico: Borer (2017), Hofstetter, Schneuwly, Freymond (2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). A partir de fontes pesquisadas, identificou-se a expertise de Maria dos Reis Campos que sistematizou saberes para ensinar matemática, dentre os quais se destacou o método de projetos, que foi utilizado como estratégia utilizada na formação das normalistas do Distrito Federal.

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Author Biography

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Educação Matemática da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador assistente do GHEMAT-Rio.

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Published

2021-06-29

How to Cite

Castor Maciel, P. R. (2021). A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 43–61. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13431

Issue

Section

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores