Trigonometria e suas aplicações no Geogebra: aulas experimentais com alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8335Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência que consistiu na realização de duas aulas práticas envolvendo o ensino de trigonometria e o uso do software Geogebra em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola profissional do norte do Ceará. As práticas tiveram o intuito de revisar e aprofundar os conceitos matemáticos a partir da construção e resolução de problemas por meio do software Geogebra. A realização aconteceu no laboratório de informática da escola durante o horário de aula, por meio de aulas experimentais, onde os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos criativos e autônomos a partir do software. Por fim, a experiência foi fundamental para adquirir e ampliar técnicas de ensino, desenvolvendo habilidades que exigem mais do que uma aula tradicional de matemática.
Downloads
Referências
ALVES, F.R.V. (2014). Técnica Computacional para o Ensino de Matemática. Revista Em Teia, 5(2).
Ministério da Educação. (2006). Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB.
CASTILHO, L.B. (2015). O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores. (Dissertação de Mestrado) Universidade Fumec, Belo Horizonte.
COSTA, A.S.M. (2017). A utilização do Geogebra como ferramenta para o ensino de Trigonometria. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
COSTA, W.R.J. & SOUZA, F.S. (2018). O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente. Educação Matemática em Revista, 34, p. 32-43.
LISBOA, P. (2013). Os softwares educativos e a construção de habilidades cognitivas na pré-escola. Revista Práticas de Linguagem. 3(1). Recuperado em:< http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2013/07/13-22-OS-SOFTWARES-EDUCATIVOS-E-A-CONSTRU%C3%87%C3%83O-DE-HABILIDADES-COGNITIVAS-NA-PR%C3%89-ESCOLA.pdf>.
LOPES, M.M. (2018). Contribuições do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife. Recuperado em:< http://ppgecm.ensinodeciencias.net/produtos/lydianne/pdf/T12.pdf>.
MAIA, J.M. & PEREIRA, M.G.P. (2015). O Software GeoGebra: Uma Estratégia de Aprendizagem Aplicada no Estudo de Funções Trigonométricas. Ciência e Natura, 37, p. 401–410. Recuperado em< http://oaji.net/articles/2017/1602-1486724136.pdf>.
PACHECO, J.A.D. & BARROS, J.V. (2013). O Uso de Softwares Educativos no Ensino de Matemática. Revista Diálogos, 8, p. 5-13. Recuperado em:< http://www.revistadialogos.com.br/dialogos_8/adson_janaina.pdf>.
TOLEDO, B.S. (2015). O Uso de softwares como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação do ensino médio/técnico no Instituto Federal de Minas Gerais. (Dissertação de Mestrado Profissional). Universidade FUMEC, Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.